Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

aluguel sem contrato assinado, tem que devolver o dinheiro?

olá boa noite ! minha tia alugou uma casa , a inquilina pagou e reservou a casa antes de assinar contrato , visitou a casa disse que queria alugar sim pagou e instalou a internet porém desistiu de ficar no aluguel poucos dias depois , o que fazer sobre o valor que já foi pago , tendo em vista que minha tia perdeu várias locações após essa desistência

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Aluguel sem contrato assinado, tem que devolver o dinheiro?

Olá boa noite ! minha tia alugou uma casa , a inquilina pagou e reservou a casa antes de assinar contrato , visitou a casa disse que queria alugar sim pagou e instalou a internet porém desistiu de ficar no aluguel poucos dias depois , o que fazer sobre o valor que já foi pago , tendo em vista que minha tia perdeu várias locações após essa desistência.

Respostas (5)

há 2 anos

Bom dia Pâmela se não houve a assinatura do contrato de locação, a situação pode ser um pouco mais complexa. Nesse caso, a locatória pode ser responsável por arca com os custos relacionados a desistência, como eventuais prejuízos financeiros causados a sua tia pela perda de outras locaçoes.

há 2 anos

Sua situação é um pouco delicada a resposta pode variar dependendo das leis locais e do termo de contrato de locais no entanto aqui estão algumas orientações Gerais o contrato deve ser feito de imediato com o depósito de segurança caso use a utilização de um calção em caso de perda de aluguel de futuros você pode estabelecer uma cláusula no seu contrato por quebra de contrato com essa situação sua tia será resguardada e o inquilino deverá pagar pela quebra de um contrato, não recomendo para as próximas locações vocês não usarem contrato pois essa situação é delicada de se tratar podendo usar até um advogado na situação.

há 1 ano

A Inquilina errou em pagar e instalar a internet antes de assinar o contrato. E sua tia errou em aceitar tudo isso sem o contrato assinado. Desconta os dias de utilização e devolve o dinheiro para a moça. Com o próximo cliente. Só receba algo e só entregue as chaves com o contrato assinado. Ai sim, havendo desistência, a sua tia terá direito a multa.

há 1 ano

Sim, pois o inquilino tem até sete dias para desistir e ter seu dinheiro de volta. O que a lei diz? Mesmo sem um contrato escrito, a relação locatícia existe e está sujeita às regras da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91). Isso significa que os direitos e deveres de ambas as partes são os mesmos, como se houvesse um contrato formal. Devolução do Se foi paga uma caução, o inquilino tem direito à devolução do valor, desde que não haja pendências como falta de pagamento de aluguel ou danos ao imóvel. Aluguel pago: Os aluguéis pagos também devem ser devolvidos caso o inquilino precise desocupar o imóvel antes do prazo previsto, desde que haja um motivo justo e comprovado.

Compartilhe esta Pergunta