Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O q devo fazer se insistirem em me tirar daqui?

Somos em 7 filhos. Onde os 6 tem residência própria. Exceto eu. Minha mãe nos deixou a aprox. 30 anos atrás. Após seu falecimento, vários filhos moraram na residência sem pagar nada. Inclusive os últimos ainda deixaram contas de energia e água sem pagar. Eu moro a quase 16 anos. Quitei as dívidas e fiz muitas melhorias na casa. PorÉm, 3 dos irmãos, vieram com uma, q querem q eu me mude pq tem interesse em ampliar e alugar. E se eu quiser continuar a morar na casa, terei q pagar aluguel. Eu não tenho dinheiro pra pagar aluguel. Investi tudo o q tinha na construção de um banheiro, pq na época minha irmã e sua família também morava na casa e fizemos uma divisão pra q tivéssemos privacidade. Na parte q eu fiquei não havia banheiro, então tive q construí desde a rede de esgoto até a cobertura. Tive q fazer muita reforma pq na época era impossível viver tal era o estado de abandono da casa. Houve multas de gambiarras q paguei, padrão elétrico q precisei comprar pq n tinha. Consegui parcelar as dívidas e aos poucos consegui quitar. Consegui recente me aposentar por invalidez permanente. Estou em tratamento e sem condições de comprar/ alugar outro imóvel.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

O q devo fazer se insistirem em me tirar daqui?

Somos em 7 filhos. Onde os 6 tem residência própria. Exceto eu. Minha mãe nos deixou a aprox.30 anos atrás. Após seu falecimento, vários filhos moraram na residência sem pagar nada. Inclusive os últimos ainda deixaram contas de energia e água sem pagar. Eu moro a quase 16 anos. Quitei as dívidas e fiz muitas melhorias na casa. PorÉm, 3 dos irmãos, vieram com uma, q querem q eu me mude pq tem interesse em ampliar e alugar. E se eu quiser continuar a morar na casa, terei q pagar aluguel. Eu não tenho dinheiro pra pagar aluguel. Investi tudo o q tinha na construção de um banheiro, pq na época minha irmã e sua família também morava na casa e fizemos uma divisão pra q tivéssemos privacidade. Na parte q eu fiquei não havia banheiro, então tive q construí desde a rede de esgoto até a cobertura. Tive q fazer muita reforma pq na época era impossível viver tal era o estado de abandono da casa. Houve multas de gambiarras q paguei, padrão elétrico q precisei comprar pq n tinha. Consegui parcelar as dívidas e aos poucos consegui quitar. Consegui recente me aposentar por invalidez permanente. Estou em tratamento e sem condições de comprar/ alugar outro imóvel.

Respostas (6)

há 4 anos

Infelizmente a herança ela não é somente sua, portanto, vende, paga aluguel para seus irmãos ou sai do imóvel e aluga e recebe sua parte no aluguel para pagar outra residência, a herança é de todos.

há 4 anos

O correto é o inventário e a partilha do imóvel. Em principio você ocupa o imóvel como comodatária o que afasta a possibilidade de usucapião que exige ocupação com ânimo de dono. Entretanto se sua mãe faleceu ha 30 anos e até hoje ninguém se seu ao trabalho de providenciar o inventário e a partilha existe uma possibilidade, remota mas existe, de você usucapir esse imóvel. Procure a defensoria pública de sua cidade.

há 3 anos

O principal você não disse: foi feito inventário? A princípio você não poderia usucapir o imóvel por tê-lo ocupado como comodatária, porém o abandono da herança pode resultar em usucapião. É uma ação cara e demorada. Procure a defensoria pública, para ver se você se enquadra nos critérios para assistência gratuita. Veja que eu disse "abandono da herança" se nunca nenhum herdeiro se preocupou com inventário suas chances são razoáveis. Se o inventário foi feito basta que qualquer compossuidor peça judicialmente a extinção do condomínio e a alienação judicial (leilão) do bem.

Compartilhe esta Pergunta