Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.084 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis, Jurídico Imobiliário, Negociação, Locação, Condomínio e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur alvim, Cidade líder, Conjunto habitacional padre manoel da nóbrega, Conjunto habitacional padre jose de anchieta e Conjunto habitacional padre manoel de paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim leste imóveis.

Como faço para ter acesso a escritura de imóvel novo?

Como foi que você adquiriu esse imóvel, eis o que importa. Se você o comprou do dono basta que ambos compareçam com os documentos pessoais e a matrícula atualizada do imóvel em um cartório de notas. Se você financiou esse imóvel o contrato de financiamento assinado com o agente financeiro substitui a escritura.

Quais as razões para fazer análise para financiamento?

O que interessa ao banco, que afinal de contas vai emprestar o dinheiro, é saber se o tomador desse empréstimo tem condições de paga-lo. Então se eu ganho por exemplo R$5.000,00 e quiser comprar um imóvel de R$500.000,00 sem entrada é certo que eu não vou conseguir pagar o empréstimo e o banco terá problemas.

Como é feita à compra de uma apartamento à vista?

Comprador e vendedor assinam a escritura e o comprador repassa o dinheiro ao vendedor.

Como posso descobrir quantos donos o terreno teve?

E isso é importante? Busque a certidão da matrícula de inteiro teor.

Qual é o valor de um imóvel de doação?

Se você pretende saber o valor para o cálculo do ITDMC pode ser feito tanto pelo valor de mercado quanto pelo valor venal.

Como proceder quando nada consta no registro de imóveis?

Estamos falando de um imóvel muito antigo? Se sim, não existe matrícula mesmo. Busque as transcrições.

A permuta de imóveis tem ITBI?

Sim, de ambos os imóveis.

Devo pagar taxa de 10%?

Veja o contrato assinado, Usualmente você paga 10% pela desistência e mais a comissão do corretor.

Investir em casa ou apartamento?

Questão de foro íntimo. Eu prefiro apartamento.

Posso efetuar o pagamento de imóvel na conta indicada pelo vendedor?

Eu não aconselho. Se a conta indicada não é do proprietário do imóvel grande chance de você ter problema.

Como fazer o RGI de uma casa?

Apenas morar não te dá propriedade.

O que o inquilino tem que pagar em um condomínio?

Despesas ordinárias do condomínio. Vide lei 8245/91 artigos 22 e 23.

Como tirar certidão negativa de imóvel pela internet?

Que tipo de certidão negativa você quer? Se é IPTU com a prefeitura; se é para comprovar que o imóvel está livre de ônus fica mais barato você ir ao cartório de registro de imóveis mas basta dar uma googlada que você encontra vários prestadores de serviços que te conseguem a certidão.

É melhor comprar um apartamento ou alugar?

Isso é uma questão de foro intimo. Conheço pessoas que se sentem em segurança tendo um imóvel seu e conheço pessoas que não querem imóvel próprio para não criar raízes em lugar nenhum. Cada um sabe o que melhor lhe convém.

Onde fica a matrícula do imóvel no IPTU?

Não fica. Na matrícula do imóvel consta o número do contribuinte mas no IPTU não consta o número da matrícula.

Quanto custa escritura e registro de terreno?

Depende de onde está localizado o imóvel. Veja em cartório de notas local.

Posso vir a ter problemas?

Sim, arrombamento e invasão. Você pode sofrer processo criminal.

O que é preciso para registrar um imóvel?

Título hábil para registro. Que pode ser escritura pública de compra e venda, escritura pública de doação, formal de partilha de inventário, sentença de usucapião ou adjudicação compulsória, etc.

5657 marisa-sanchez