há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Imobiliária pode cobrar 10% sobre o caução?
Boa tarde, aluguei um imóvel como eu não tinha fiador, paguei 6x o valor do aluguel, que segundo a imobiliária era 3xmeu 3x da minha esposa, no contrato está descrito que ao sair do imóvel, a imobiliária terá 30 dias úteis para devolver o caução, e eles irão ficar com 10% do valor e com os rendimentos desse período que o dinheiro ficou depositado, isso está correto?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 3 anos
Imobiliária pode cobrar 10% sobre o caução?
Boa tarde, aluguei um imóvel como eu não tinha fiador, paguei 6x o valor do aluguel, que segundo a imobiliária era 3xmeu 3x da minha esposa, no contrato está descrito que ao sair do imóvel, a imobiliária terá 30 dias úteis para devolver o caução, e eles irão ficar com 10% do valor e com os rendimentos desse período que o dinheiro ficou depositado, isso está correto?
Respostas (9)
Não está correto. É ilegal cobrar o depósito caução superior a 3 meses de aluguel.3 meses em dinheiro é o limite de garantia de contrato de locação. A imobiliária deverá lhe devolver corrigido pelo índice da caderneta de poupança o valor integral. Caso tenha problemas você deve fazer uma denuncia no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da sua cidade ou região.
há 3 anos
Sim.
há 3 anos
No meu entender não inclusive quando o locatário deixa um calção ele tem que ser devolvido corrigido para o locatário desde que o imóvel não esteja com avaliações e não tem que ser retido algum valor para fazer as manutenções de vidas.
há 3 anos
Sim, pois a imobiliaria pode cobrar ate 10% de adm.
há 3 anos
Não está correto
Negocie isso cim eles e se sentir que está sendo lesado procure um advogado.
há 3 anos
Na lei do inquilinato não existe isso.
há 3 anos
Sim, é a taxa que a imobiliaria cobra para acompanhar a locação e estar dando todo o suporte.
há 3 anos
Primeiro que a imobiliária já está errada em cobrar 6x o valor do aluguel, por lei no máximo é 3x, por lei não tem uma data exata para devolução do cação, e no caso de cobrança destes 10% é somente em quebra de contrato.
há 2 anos
Não está correto.
Compartilhe esta Pergunta