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Pergunta

7

As principais certidões para compra de imóvel são: Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores, com registro no Cartório de Registro de Imóveis; Certidão negativa vintenária de ônus reais, que aponta todo o histórico do imóvel nos últimos 20 anos e especifica se existe alguma dívida pendente;

há 3 anos

86

Zafir Russo

imóvel guide usuário

Elisangela Arantes

Perguntador

há 3 anos

Certidões necessárias para compra de um imóvel

Quais certidões preciso emitir?

Respostas (7)

Corretor de imóveis

Zafir Russo

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 7.440

há 3 anos

As principais certidões para compra de imóvel são: Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores, com registro no Cartório de Registro de Imóveis; Certidão negativa vintenária de ônus reais, que aponta todo o histórico do imóvel nos últimos 20 anos e especifica se existe alguma dívida pendente;

Corretor de imóveis sem foto

Emilton Araújo Da Costa

Corretor de imóveis

Respostas: 44

há 3 anos

Inteiro teor, inexistencia de débitos municipais, estaduais e federais e inexistência de débitos dos vendedores e compradores.

Corretor de imóveis

Pedro Simon

Corretor de imóveis

Respostas: 500

há 3 anos

Certidão de casamento ou união estável com regime de bens Essa documentação mostra ao comprador que o cônjuge ou companheiro precisa está ciente e de acordo com a venda do imóvel. Certidões negativas É muito importante que durante o processo de compra de imóvel, o vendedor comprove que não possui dívidas tributárias e trabalhistas, que não está sendo processado e que não há nenhuma interdição judicial que o impeça de vender os seus imóveis. Para isso, são necessárias as seguintes certidões: Certidão de protesto, obtida em cartório; Certidão sobre ações cíveis e criminais, disponível no site da Justiça Federal; Certidão de quitação dos tributos federais, que pode ser solicitada no site da Receita Federal; Certidões de ações trabalhistas, obtidas no site do Tribunal Superior do Trabalho; Certidão de interdição, tutela e curatela, disponível em cartórios de registro civil das pessoas naturais e de interdições e tutelas. Documentação da casa ou do apartamento colocado à venda Além das certidões do vendedor, para a compra de imóvel é preciso alguns documentos que comprovem a regularidade da casa ou do apartamento que está sendo adquirido. As principais certidões para compra de imóvel são: Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores, com registro no Cartório de Registro de Imóveis; Certidão negativa vintenária de ônus reais, que aponta todo o histórico do imóvel nos últimos 20 anos e especifica se existe alguma dívida pendente; Registro de ações reipersecutórias e alienações, que mostram se o imóvel foi vendido informalmente a outro comprador; Certidão negativa de impostos emitida pela prefeitura local ou cópia dos comprovantes de pagamento do IPTU dos últimos cinco anos; Cópia autenticada do IPTU referente ao ano da compra de imóvel e os comprovantes emitidos pela prefeitura local das parcelas pagas até o fechamento do negócio; Documento da planta do imóvel aprovado pela prefeitura e assinado pelo engenheiro ou arquiteto com respectivo número do registro profissional; Em caso de apartamento, também é necessária a certidão negativa de débitos condominiais.

Corretor de imóveis

ívanír De Oliveira Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 11

há 3 anos

8 certidões: Certidão negativa de ações trabalhistas. Certidão negativa da justiça federal. Certidão negativa de ações civis. Certidão negativa das da fazenda estadual. Certidão negativa das ações da fazenda municipal. Certidão negativa das ações de família Certidão negativa do cartório de protesto. Certidão negativa da dívida ativa da União/negativa do imposto de renda.

Corretor de imóveis

Lima

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 5.959

há 3 anos

Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores, com registro no Cartório de Registro de Imóveis; Certidão negativa vintenária de ônus reais, que aponta todo o histórico do imóvel nos últimos 20 anos e especifica se existe alguma dívida pendente;

Corretor de imóveis

Vanderson Ferri

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata Troféu de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 8 - Especialista

Respostas: 10.102

há 3 anos

Certidão de casamento ou união estável com regime de bens Essa documentação mostra ao comprador que o cônjuge ou companheiro precisa está ciente e de acordo com a venda do imóvel. Certidões negativas É muito importante que durante o processo de compra de imóvel, o vendedor comprove que não possui dívidas tributárias e trabalhistas, que não está sendo processado e que não há nenhuma interdição judicial que o impeça de vender os seus imóveis. Para isso, são necessárias as seguintes certidões: Certidão de protesto, obtida em cartório; Certidão sobre ações cíveis e criminais, disponível no site da Justiça Federal; Certidão de quitação dos tributos federais, que pode ser solicitada no site da Receita Federal; Certidões de ações trabalhistas, obtidas no site do Tribunal Superior do Trabalho; Certidão de interdição, tutela e curatela, disponível em cartórios de registro civil das pessoas naturais e de interdições e tutelas.

Corretor de imóveis

Cerigatto

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 20.402

há 3 anos

É importante organizar toda a documentação necessária para a venda do imóvel. Do proprietário do imóvel 1. Documento de identificação válido e CPF do vendedor e do seu cônjuge, se for casado; 2. Certidão de nascimento, caso seja solteiro; 3. Certidão de casamento, caso seja casado; 4. Certidão do Distribuidor Civil – Fórum; 5. Certidão de feitos, emitida pela Justiça Federal; 6. Certidão de feitos, da Justiça do Trabalho; 7. Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas. Do imóvel 1. Matrícula Atualizada (Certidão de Propriedade ou Registro); 2. Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), expedida pela secretaria da prefeitura; 3. Certidão Negativa de Débitos Municipais, solicitada também na secretaria da prefeitura; 4. Declaração de quitação condominial (apenas para apartamentos), assinada pela administradora do condomínio ou síndico.

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