Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso transferir imóvel financiado direto para outro dono?

Comprei uma casa de uma pessoa, só que a cada estava financiada, quitei o financiamento, o termo de quitação ficou pronto, o ex dono levou no cartório pra casa sair no nome dele, pra depois que sair a escritura passar pra meu nome, isso procede?? Achei que já passaria pra meu nome..

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Posso transferir imóvel financiado direto para outro dono?

Comprei uma casa de uma pessoa, só que a cada estava financiada, quitei o financiamento, o termo de quitação ficou pronto, o ex dono levou no cartório pra casa sair no nome dele, pra depois que sair a escritura passar pra meu nome, isso procede?? Achei que já passaria pra meu nome. .

Respostas (9)

Usuário com plano ativo

há 4 anos

Ir no cartório procede, se esta financiado o imóvel precisa antes ser quitado para depois tranferir para o nome de outra pessoa e precisa sim levar o termo de quitação no cartório de registro de imóveis. Talvez tenha sido feito um contrato de gaveta, não ficou claro na pergunta. Com contrato de gaveta existe a boa fé de quem vendeu.

há 4 anos

Procede. É preciso dar a baixa na alienação fiduciária quando o vendedor se tornará o proprietário de fato desse imóvel e só então ele poderá passar a escritura para você. RESSALTO QUE era possível a baixa da alienação ser simultânea com a escritura para você se vocês tivessem comparecido ao cartório de notas com o termo de quitação com firma reconhecida. Dai o cartório se encarregaria de simultaneamente baixar a alienação e já registrar a escritura. Pelo jeito vocês não pensaram nessa possibilidade de forma que terão que esperar a baixa da alienação. E não gosto de corrigir colegas mas você precisa ser bem orientado: o banco não fará escritura vez que o contrato de compromisso de compra e venda com agente financeiro tem força de escritura pública. Poxa, o corretor poderia ter te orientado né? Ao menos você tem um contrato bem feito?

há 4 anos

Pode ser golpe, mas sim, isso pode acontecer. Como o financiamento foi em nome dele, o banco fará a escritura em nome dele. Após isso, ele pode transferir para você sem problemas. Importante fazerem um contrato de compra e venda.

há 4 anos

Verifique com o seu corretor de imóveis que está te assessorando , aparentemente após averbar a quitação é só seguir com o documento escritura pública e leva-lo a registro no cartório de imóveis , comprovando inclusive pagamento do ITBI.

há 3 anos

Isso procede. Nenhuma chance de passar a casa direto para você; toda a sequência da propriedade deve ser seguida. Só te esclarecendo um detalhe: quando um imóvel é financiado o "dono" do imóvel consta no cartório de registro de imóveis como devedor fiduciante e o agente financeiro consta como credor fiduciário; o imóvel é na verdade do agente financeiro. Quitado esse financiamento será apenas retirada a alienação fiduciária (não é caro) ficando o comprador como proprietário do imóvel. Daí sim ele passa a escritura para você e haverão os custos altos (cartórios e ITBI). Boa sorte.

Compartilhe esta Pergunta