Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

É legal que o proprietário ou a imobiliária fotografem ou filmem o interior do imóvel alugado sem a minha autorização?

moro de aluguel e descobri hj q o locatário veio a minha casa com a moça da imobiliária , um possível cliente . fotografou e filmou tudo sem os inquilinos titulares estarem presentes

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

É legal que o proprietário ou a imobiliária fotografem ou filmem o interior do imóvel alugado sem a minha autorização?

Moro de aluguel e descobri hj q o locatário veio a minha casa com a moça da imobiliária , um possível cliente. fotografou e filmou tudo sem os inquilinos titulares estarem presentes.

Respostas (5)

há 1 ano

Não, não é legal que o proprietário ou a imobiliária fotografem ou filmem o interior do imóvel alugado sem a sua autorização. A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991) protege o direito à privacidade dos inquilinos. O proprietário tem o direito de visitar o imóvel para inspeções, mas isso deve ser previamente agendado e com o seu consentimento. Se o contrato de locação não prevê explicitamente a permissão para fotografar ou filmar o interior do imóvel, você tem o direito de recusar. Fotografar ou filmar sem autorização pode ser considerado uma violação da sua privacidade.

há 7 meses

Não é legal fotografar ou filmar o interior do imóvel alugado sem autorização do locatário, Isso viola a sua privacidade e pode configurar invasão de domicilio. A Lei do Inquilinato (Lei Nº 8.245/1991) protege esse direito, e o locador só pode realizar visitas com prévio agendamento, para inspeções ou mostrar o imóvel para venda ou locação, nunca para fotografar ou filmar sem autorização do locatário. Você tem direito a privacidade e à inviolabilidade do seu lar, Conforme o Código Penal (Art 150).

Compartilhe esta Pergunta