portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Não Propriamente, pois pelas vias de regra deveria haver um consenso entre as partes; Para que o clima entre locador e locatário se vingue em harmonia plena. Caso não haja tal harmonias das partes por conta da intranjisgencia do locatário a melhor forma solúvel é o distrato comercial.

há 2 anos

31

Roberto Nassif

imóvel guide usuário

Luciana

Perguntador

há 2 anos

Qual a penalidade se inquilino dificulta obra estrutural?

Obstrução do conserto Sou proprietaria de um imóvel e quero trocar um cano que vive entupindo. O inquilino está dificultando q eu faça esse conserto, me atribuindo a despesa periódica de desentupimento, da qual eu quero me livrar e consertar definitivamente. Isso pode der qualificado como extorsão?

Respostas (8)

Corretor de imóveis sem foto

Roberto Nassif

Corretor de imóveis

Respostas: 14

há 2 anos

Não Propriamente, pois pelas vias de regra deveria haver um consenso entre as partes; Para que o clima entre locador e locatário se vingue em harmonia plena. Caso não haja tal harmonias das partes por conta da intranjisgencia do locatário a melhor forma solúvel é o distrato comercial.

Corretor de imóveis

Flávio Reginaldo De Carvalho

Corretor de imóveis

Respostas: 11

há 2 anos

Passível de multa, quebra de contrato Inquilino arcar com todas as despesas desde que comprovada mal uso do imóvel pelo mesmo.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Não, isso é descumprimento legal que permite que você providencie a rescisão do contrato, mas primeiro precisas te cercar das notificações oficiais para que tenhas provas de que foi impedido acesso ao imóvel. Com a notificação ele fica sem saída, ou autoriza sua entrada e a obra ou ele arcará com a despesas mais perdas e danos se o problema aumentar. Artigo 26 da lei 8.245/91.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 2 anos

Ação de despejo após ter provas inequívocas das reiteradas tentativas de agendar a obra, sem sucesso.

Corretor de imóveis sem foto

Marisa Sanchez

Corretor de imóveis

Respostas: 2.780

há 2 anos

Não é extorsão. E nada te obriga a pagar desentupimento que o locatário deu causa. Notifique o locatário as instalações hidráulicas foram entregues em condição normal de uso e você não pagará mais entupimentos causados por ele. Pela lei da locação, artigo 26 o locatário é obrigado a consentir em reparos urgentes. Não me parece ser o caso.

Corretor de imóveis

José Alberto Januário

Corretor de imóveis

Respostas: 50

há 2 anos

Como extorsão não, mas você poderá invocar o contrato e solicitar autorização judicial para obrigar o inquilino e fazer as obras estruturais sob o risco do cliente deixar o imóvel.

Corretor de imóveis

Fabiano Massaneiro

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 1.627

há 2 anos

Extorsão nunca, você deve fazer uma citação extrajudicial com data e condições que o conserto será realizado, caso ele dificulte aplique a multa do contrato por quebra.

Corretor de imóveis

Imoveisnodestaque

Corretor de imóveis

Respostas: 19.054

há 1 ano

Tem que entrar com uma ação judicial com relato e provas das tentativas de consertos.

Faça uma nova pergunta: