Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Não tenho contrato de locação, posso sair a qualquer momento do imóvel?

Tenho 16 anos e fiz a locação de um imóvel de 12 meses mas não assinei contrato nenhum, estou nela por 30 dias mas por assuntos particulares vou ter que sair do imóvel. Conversei com a prorietaria e ela esta querendo que eu pague a multa contratual, mas não assinei nada e nem tive fiador.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

Não tenho contrato de locação, posso sair a qualquer momento do imóvel?

Tenho 16 anos e fiz a locação de um imóvel de 12 meses mas não assinei contrato nenhum, estou nela por 30 dias mas por assuntos particulares vou ter que sair do imóvel. Conversei com a prorietaria e ela esta querendo que eu pague a multa contratual, mas não assinei nada e nem tive fiador.

Respostas (5)

há 1 ano

Se você não assinou um contrato formal de locação, tecnicamente não há um documento que estabeleça obrigações específicas como o pagamento de multa rescisória. No entanto, mesmo sem a formalização escrita, a locação verbal ainda possui validade jurídica, o que pode gerar algumas obrigações dependendo das circunstâncias e provas disponíveis, como testemunhas ou pagamentos realizados. No seu caso, como você é menor de idade e fez a locação sem a assistência de um responsável legal, o contrato pode ser considerado nulo, já que menores de 18 anos possuem capacidade civil limitada para celebrar contratos. Portanto, é improvável que a proprietária consiga exigir legalmente o pagamento da multa rescisória. Recomenda-se, no entanto, buscar uma solução amigável, possivelmente negociando uma saída sem penalidades adicionais, para evitar disputas legais prolongadas.

há 10 meses

Você tem dois pontos fortes a seu favor: - Você é menor de idade (16 anos) Pela lei brasileira, pessoas entre 16 e 18 anos são consideradas relativamente incapazes e só podem firmar contratos com a assistência de um responsável legal. Se você alugou o imóvel sem essa assistência, o contrato é juridicamente inválido mesmo que tenha sido verbal. - Não há contrato assinado nem fiador Sem contrato escrito, a relação é considerada verbal, e a Lei do Inquilinato até reconhece esse tipo de acordo. Mas, nesse caso, não há cláusula de multa definida, o que torna qualquer cobrança de multa questionável. Resumo prático: - Você não é obrigado a pagar multa, pois não há contrato formal e você é menor de idade sem representante legal. - A proprietária não pode te obrigar a permanecer no imóvel, nem te cobrar penalidade por sair. - Se ela insistir, você pode buscar apoio no Conselho Tutelar, Procon ou até na Defensoria Pública. Se precisar de ajuda entre em contato com BOOM IMOBILIÁRIA.

Compartilhe esta Pergunta