Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quais são as regras para o pagamento de um imóvel alugado?

Boa noite eu aluguei meu apto dia 26 de outubro o locatário deve paga a cada data de 26 explo 26 de outubro a 26 de novembro e assim? E como é contado o 5 dia ultil? Exemplo chegou a data do vencimento do mês e o locatário não pagou dali se conta 5 dias ultil? Tipo 12345?por favor me tire estas duvidas.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Quais são as regras para o pagamento de um imóvel alugado?

Boa noite eu aluguei meu apto dia 26 de outubro o locatário deve paga a cada data de 26 explo 26 de outubro a 26 de novembro e assim? E como é contado o 5 dia ultil? Exemplo chegou a data do vencimento do mês e o locatário não pagou dali se conta 5 dias ultil? Tipo 12345?por favor me tire estas duvidas.

Respostas (6)

há 3 anos

O correto sim é que o inquilino realize o pagamento 30 dias após ocupar o imóvel, mas é comum as partes combinarem uma data em que o inquilino consiga pagor com maior facilidade para evitar a inadimplência. Procure cobrar o proporcional até o dia que ele pode efetuar o pagamento e dali em diante cobrá-lo a cada 30 dias.

há 2 anos

Muitas vezes, por falta de orientação adequada, Locador e locatário, não ajustam de maneira correta a data de vencimento da obrigação, com a data de pagamento. A lei do inquilinato sé falta em pagamento até o sexto dia útil, para o contratos que não sejam objeto das garantias previstas nos contratos de locação, podendo o locatório exigir o pagamento do vincendo (pagamento adiantado). A data de vencimento da obrigação, no caso que você apresenta é todo dia 26. Podendo ser nesse dia cobrada, ou por mera liberalidade você assinalar, em contrato um prazo de até XX dias para quitação da obrigação sem que o locatário seja penalizado. Ah! mas o locatário só recebe no 5º dia útil. Sabedor dessa condição as datas podem ser ajustadas. Assim, seguindo o mesmo exemplo anterior. O primeiro aluguel teria como data de vencimento dia 30 do mês de entrada, sendo cobrado de forma proporcional, no caso 5 dias, com vencimento do prazo de pagamento no 5º dias útil. E a partir dai de forma integral.

Compartilhe esta Pergunta