Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

qual o valor do registro de primeiro imovel ?

estou no processo de assinatura de contrato em curitiba e temos algumas taxas de registro . o pessoal que está intermediando o processo tinha dito que o registro ( quando é primeiro imovel ) é 2000 . mas ouvimos falar que 2000 é quando a pessoa ja tem imovel , e que ha um desconto quando é o primeiro . algum sabe me informar qual o valor para primeiro imovel ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Qual o valor do registro de primeiro imovel ?

Estou no processo de assinatura de contrato em curitiba e temos algumas taxas de registro. o pessoal que está intermediando o processo tinha dito que o registro ( quando é primeiro imovel ) é 2000. mas ouvimos falar que 2000 é quando a pessoa ja tem imovel , e que ha um desconto quando é o primeiro. algum sabe me informar qual o valor para primeiro imovel ?

Respostas (5)

há 10 meses

Em Curitiba (e no Paraná em geral), as taxas de registro de imóvel seguem uma tabela oficial do Tribunal de Justiça do Estado. O valor exato do registro depende do valor do imóvel declarado e é calculado com base em faixas progressivas. Ou seja, não existe um valor fixo como R$ 2.000 para todos os casos. Agora, sobre o desconto para primeiro imóvel: sim, existe um benefício chamado registro com desconto para primeiro imóvel financiado pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação). Quando o imóvel é residêncial, financiado por pelo menos 5 anos e se destina à moradia própria, o comprador pode ter redução de até 50% nas custas de registro e escritura, conforme previsto na Lei Federal nº 6.015/73 e na legislação estadual. Ou seja, se o imóvel for seu primeiro, e estiver dentro dessas condições (financiado, uso residêncial, etc. ), é bem provável que o valor do registro seja bem menor que os R$ 2.000 mencionados. Minha dica? Confirme com o cartório responsável pela circunscrição do imóvel (em Curitiba há vários, como o 2º ou 4º Ofício de Registro de Imóveis) e leve os documentos do financiamento. Eles conseguem calcular o valor exato com base na tabela precisar entre em contato com a Boom Imobiliaria!

Compartilhe esta Pergunta