Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Preciso fazer o usucapião para registrar um imóvel?

Moro em um imóvel desde 2012, minha mãe e meus irmãos assinaram o documento abrindo mão para mim. Aqui é posse todos são isento de IPTU. Fui ao escritório de imóveis para fazer o registro lá me falaram para eu fazer o uso capião isso é o correto?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Preciso fazer o usucapião para registrar um imóvel?

Moro em um imóvel desde 2012,minha mãe e meus irmãos assinaram o documento abrindo mão para mim. Aqui é posse todos são isento de IPTU. Fui ao escritório de imóveis para fazer o registro lá me falaram para eu fazer o uso capião isso é o correto?

Respostas (9)

há 3 anos

Sim, isso é correto. O cartório de registro de imóveis só pode transferir a propriedade a você com título hábil e imóveis de posse não possuem esse título. Seus pais passaram para você o que eles tinham: a posse. Para adquirir a propriedade e registra-la, usucapião é uma ação viável. Outra possibilidade seria localizar o proprietário do terreno para que ele assine escritura de compra e venda. Ou, a depender dos documentos que você possua, ação judicial de adjudicação compulsória. Como você vê, no momento a usucapião me parece a melhor opção.

há 3 anos

Um adv solicita ao juiz junto ao forum, que solicite ao cartorio uma matricula, desde que vc tenha provas que o imovel é seu de direito. As assinaturas que vc tem, nao vale, pois não sao as do proprietario. A melhor prova são iptus pagos durante alguns anos. O juiz coloca no diário oficial por 3 vezes, se o dono nao comparece e vera se vc tem direito, sendo assim, se tiver direito ele encaminha ao cartorio pedindo uma matricula em seu nome, a partir dai sera feito uma escritura e publica se for tabelionado no tabeliao de notas.

Compartilhe esta Pergunta