Mauricio Dias da Silva

Mauricio Dias da Silva

47 Respostas

Agradecimentos: 2.178 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 7 (15%)

Participante desde: 07/2021

Site: www.amdiasimoveis.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Mauricio Dias da Silva é Sócio Diretor com formação em Mestrado em administração, Mba em gestão empresarial e Bacharelado em comércio exterior, está entre os TOP 1.500 corretores(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 47 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2012 atuando principalmente nos bairros Meia praia, Centro, Morretes e Balneário pereque,

Qual a finalidade do habite-se?

Ele é um documento que garante que a construção de sua propriedade foi concluída com êxito, permitindo então, que você possa residir no local.

Devolução de sinal em uma compra de imóvel que não foi concluída?

Notificar a imobiliária, proprietário, construtora para que a devolução seja realizada em determinada conta bancária.

Como fazer para ter escritura de imóvel comercial?

O procedimento é similar de um imóvel residencial. Você precisará ir ao tabelionato com a documentação (eles passam uma lista) para realizar a escritura do seu imóvel. Alguns tabelionatos já emitem também os impostos incidentes. Lembre-se, é fundamental realizar o registro da sua escritura após assinar ela no tabelionato.

Como calcular o valor para venda de um imóvel?

A avaliação do imóvel por um corretor de imóveis credenciado é o melhor caminho. A comparação com outros imóveis a venda na região é uma boa opção também.

Do que preciso para vender um imóvel?

Se você for proprietario, buscar um corretor de imóveis da sua região credenciado para que ele possa lhe orientar da melhor forma. Se você for ou quiser ser um corretor de imóveis, você precisa fazer o curso de TTI e se credenciar junto ao CRECi do seu estado.

Como é feita à compra de um imóvel novo à vista?

O recomendável é que você dê um sinal de negócio (arras) e o pagamento do saldo seja feito no ato da assinatura da escritura do imóvel. Lembre-se de registrar a escritura após a assinatura da mesma, assim, o imóvel ficará em seu nome.

Quais os meus direitos no compromisso de compra e venda?

É necessário analisar cada negócio e contrato, porém os seus direitos são garantidos pela legislação nacional, incluído o código de defesa do consumidor. Para dúvidas específicas, é interessante consultar um advogado de sua confiança.

Onde pagar itbi df?

É o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, tributo municipal que é pago ao se transferir a propriedade de um imóvel. Ele é pago na prefeitura municipal, geralmente, com emissão de boleto.

O que é incluso na taxa de condomínio?

O ideal é consultar a constituição do seu condominio, de maneira geral, estão inclusas todas as despesas para a manutenção do seu condominio. Não contemplando despesas individuais e gastos extras com obras e extraordinários.

Como deve ser um contrato de aluguel?

O ideal é buscar um advogado especialista no direito imobiliário para redigir um contrato que contemple todos os direitos e deveres de ambas as partes. Contratos bem feitos com o auxilio de um profissional evitam problemas no futuro.

É correto a cobrança pela exclusividade de venda?

Pela legislação do CRECI, é obrigatório ter a exclusividade de venda para poder comercializar um imóvel. Em algumas regiões, por exemplo onde atuo, uma autorização de vendas simples, é suficiente. Isso varia bastante de mercado para mercado. Recomendo que sempre que conseguir uma exclusividade de venda, pegue. Agora, se for cobrança financeira por uma exclusividade eu confesso que nunca ouvi falar e não acredito estar correto.

Consórcio de apartamento como funciona?

Da mesma forma que de um automóvel, apenas muda o valor do bem. Você adquire uma cota com pagamento mensal, e quando você for contemplado seja por lance ou sorteio, você receberá a carta para poder fazer a aquisição do imóvel que ficará alienado até você quitar o consórcio.

Se o dono, por esse motivo, me pedir a casa. Quem paga a multa de quebra.

É fundamental consultar um advogado para verificar o seu contrato e os detalhes do mesmo. Em geral, a parte que quebra o contrato é responsável pelo pagamento da multa.

Inquilino não quer renovar e não sabe quando vai desocupar.

Infelizmente o STF em virtude da pandemia está dificultando bastante nesses casos. É importante consultar um advogado de sua confiança para traçar a melhor forma de agir no seu caso específico, possivelmente, via ação judicial.

O que fazer se o imóvel não tem escritura?

Buscar um despachante imobiliário ou advogado especializado no setor imobiliário para lhe direcionar no melhor caminho para o seu caso específico.

Como saber qual cartório está registrado um imóvel?

É sempre no registro de imóveis da sua cidade ou região. Na matricula do imóvel também consta essa informação.

Gostaria de saber se tenho um mês para sair do imóvel.

O contrato de seis meses não está previsto na legislação nacional. Temporada até 90 dias. Anual: 30 meses. Portanto é necessário ler o contrato firmado entre as partes para compreender melhor o seu caso específico e ver o melhor enquadramento. A consulta a um advogado é muito importante.

Como fazer vistoria em apartamento novo?

Com muita calma e tempo. Separe um bom tempo do seu dia para visitar o imóvel, de preferência sozinho, e repare todos os detalhes do imóvel, desde o piso até o teto. Leve junto também o memorial descritivo da obra e veja se está de acordo com o prometido. Qualquer duvida, fotografe e filme e envie para a construtora com os questionamentos. Documente tudo.

Meu imóvel só tem recibo de compra, como fazer para registrar.

Para registrar é necessário realizar a escritura publica de compra e venda. O primeiro passo é ir no registro de imóvel e pegar uma matricula atualizada do seu imóvel. Assim você terá o caminho a seguir para realizar a escritura, sabendo em nome de quem ele está no momento. Um despachante imobiliário poderá te auxiliar nesse trâmite.

Aluguel com desconto condicionado a melhoria futura.

É importante consultar um advogado imobiliário para entender o seu caso e como foi realizado o contrato. Mas de maneira geral é possível sim, inclusive alegar quebra de contrato. Tudo depende de como foi realizado o contrato.

5979 mauricio-dias-da-silva