Vanderson Ferri

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Colunista desde: 12/2020

SOBRE O RESPONDEDOR:

Vanderson Ferri é Corretor de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Negociação, Imóveis, Financiamento, Documentação, Locação e etc, possuindo um total de 37 artigos publicados e mais 10.102 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2016 atuando principalmente no bairro Brooklin, e já trabalhou em empresas como: Sequoia incorporadora e Constrac construtora.

Qual o Melhor e Pior Momento na Corretagem?

Corretor de Imóveis

Qual o Melhor e Pior Momento na Corretagem?

28/01/2022

Antes de dar prosseguimento nesse artigo quero pontuar que essa é minha opinião baseado nas minhas experiências no ramo imobiliário, é claro que pode ter corretor que vai pontuar outras situações que são as melhores ou piores ok. Bom Vamos lá, na corretagem existem fases e todas elas são muito legais, a principio é atender o primeiro cliente, depois é saber apresentar um produto de forma limpa sem erros e com desenvoltura que deixe o cliente satisfeito e você também, passando dessa fase a próxima é a de domínio do processo de documentação e de meandros do meio imobiliário onde o corretor corta caminho e antecipa problemas que podem vir a surgir na negociação, mas para mim o melhor momento da corretagem é a assinatura do contrato e claro passado os 7 dias possíveis para o cliente desistir, mas não pense que é por conta da comissão, claro que isso é importante pois nosso objetivo é ganhar dinheiro como qualquer trabalho remunerado, mas ter a satisfação de ver todo o seu trabalho concretizado com a assinatura do cliente é satisfatório e parece que tira um peso das nossas costas e nos alegra e motiva para prosseguir nesse ramo que é muito desgastante psicologicamente falando.  Sobre os piores momentos assim como nos melhores são fases, ficar em plantões dias e dias sem atender cliente é estressante, após isso ter a chance de atender o cliente e não conseguir desenvolver o atendimento de forma agradável e assertiva é muito ruim, apresentar um produto e ficar perdido em meios as informações e deixar o cliente em dúvidas e extremamente feio para o corretor, agendar visitas com clientes e o cliente não ir é frustrante e demonstra falta de respeito do cliente mas o pior cenário para mim seria o contra ponto da assinatura, ou seja, o cliente assinar e desistir ou deixar de assinar após o contrato rodado, isso é muito ruim deixa um ar de decepção e frustração e mais do que isso fica o questionamentos sobre o que poderia ter acontecido para que isso ocorre-se e tem cliente que além de não assinar some e não dá mais notícia depois do contrato rodado, é triste e decepciona. Mas independente disso não podemos desistir e temos que melhorar todos os dias, dias ruins e bons teremos em qualquer lugar, mas temos que ter fé e foco para vencer.  

O Que Significa o Termo "pirata" no Ramo Imobiliário?

Corretor de Imóveis

O Que Significa o Termo "pirata" no Ramo Imobiliário?

29/11/2021

No meio imobiliário existem muitos termos que só quem está no meio conhece, isso é normal para qualquer área de trabalho mas como o Imóvel Guide tem cunho imobiliário vou discorrer nos próximos artigos os termos mais usados na linguagem imobiliária para os corretores que estão entrando no mercado e para clientes que estão buscando se cercar de todas as informações necessárias para chegar no plantão e não ser pego de calça curta. Pirata é o termo utilizado para definir um ponto de captação de futuros compradores em um local que deverá ser lançando um empreendimento imobiliário, mas esse ponto de captação não pode ainda fazer nenhum tipo de negociação como assinatura de contrato de compra por exemplo, mas por quê?  Geralmente as empresas de vendas, construtoras, incorporadoras, houses de vendas, etc... querem antecipar a documentação daqueles clientes que estão aguardando o lançamento de um produto, esse cliente pode montar a chamada "PASTA OURO" que nada mais é que toda a documentação necessária para que seja efetuada a compra assim que sair o RI (Registro de incorporação), o corretor deve solicitar ao cliente toda a documentação exigida para que seja analisada e colocada em uma ordem de chegada, sendo assim o cliente terá a preferência de escolha de unidade e de negociação com desconto geralmente mais atrativo do que é cedido após o lançamento.  É bom lembrar que um PIRATA geralmente é muito carente de informações como plantas, memorial descritivo, imagens, espelho de venda, vídeos e valores esse último sendo vedado pois só pode abrir a tabela de preços após a saída do RI (Registro de Incorporação). Outro detalhe que geralmente é bem precário é a infraestrutura de trabalho pois geralmente é um container sem geladeira ou forno para alimentação, banheiros químicos ou pequenos banheiros dentro do Stand, pois lembre-se que nesse momento a empresa está fazendo a preparação do terreno para montar o Stand oficial o decorado e toda a infraestrutura de recebimento do cliente e seu atendimento. Uma dica que quero deixar é que esse momento para quem quer realmente comprar é o melhor momento, preço e escolha de unidade em primeira mão, mas não deixe de mandar a documentação pois muitos clientes não acreditam que tem empreendimento que vende 100% no lançamento e demoram para mandar a documentação e ficam sem unidade.     

O Que É Apartamento Não Residencial? o Famoso Nr!

Imóveis

O Que É Apartamento Não Residencial? o Famoso Nr!

02/11/2021

Antes de explicar o que seria o tão falado NR em São Paulo é bom salientar que como tudo na vida os empreendimentos imobiliários sofrem com as novidades advindas da modernidade, e uma delas é a internet, mas o que a internet tem a ver com apartamentos? A resposta é: Tudo!  Antigamente os proprietários com imóveis ociosos tinham que anunciar nas imobiliárias da região o que era trabalhoso e muito demorado, depois vieram sites de busca que agilizaram este movimento e hoje os sites de locação rápida como BOOKING, ARBNB entre outros, conseguem expor ao mundo esses imóvel que outrora estavam presas na micro-região.  Bom, mas até aí não explicou o porquê do NR (Não Residencial), então  vamos lá.  Para atender aluguéis de giro rápido, a estrutura dos empreendimentos são totalmente diferentes como as portarias 24h receptivas, rápida comunicação de entrada e saída de pessoas, limpeza diária, acesso de pessoas estranhas a áreas comuns entre outros fatores geraram e geram muito estresse em condomínios comuns, pois o dono do imóvel quer monetizar seu bem mas o condomínio não está pronto para receber esta atividade com a agilidade necessária e é aí que entra em cena as atualizações de demanda.  Visando este mercado crescente as empresas de venda imobiliária, seja ela construtora, incorporadora ou Houses de vendas ascenderam a um novo projeto que é o não residencial, e o que é?  Não residencial é em geral um setor dentro do prédio com unidades destinadas ao uso os fins de instalação de comércio, indústria, escritórios, depósitos, ou qualquer outra atividade que não seja residencial, elas têm acesso distinto das demais unidades com sua portaria destacada, elevador limitado a essas unidades não tem acesso a áreas comuns dos demais apartamentos e muitas vezes tem lazer próprio, e mesmo dentro deste tipo de imóvel o conceito está mudando com a possibilidade de pagamento de condomínio fracionado e possibilitando o acesso às áreas comuns geral. Este tipo de unidade garante aos proprietários a possibilidade de aluguéis rápidos e giro alto de rendimento, além disso tem as vantagens de ter condomínio mais em conta e o valor de venda inicial mais baixo que os apartamentos tipo (apartamentos comuns residencial).  No apartamento NR pode ser feito também aluguel de longo tempo e a moradia do próprio proprietário. Para resumir, foi criada uma seção distinta dentro dos empreendimentos que podem ter rotatividade alta e com menor custo com a infraestrutura necessária à nova modalidade de locação.

Corretor Você Tem Medo de Trabalhar Imóveis de Alto Padrão?

Corretor de Imóveis

Corretor Você Tem Medo de Trabalhar Imóveis de Alto Padrão?

30/09/2021

Você é corretor e trabalha na linha de projetos de minha casa minha vida ou casa verde amarela e sua empresa ou outra empresa o convida a trabalhar em um produto com VGV alto e de alto padrão? Qual é seu primeiro sentimento? Medo? Dúvida de como agir ou receio de trabalhar com pessoas de poder aquisitivo mais alto?  Não tenha medo caro amigo, esse público não é um bicho de 7 cabeças e nem o imóvel de alto padrão é um monstro pronto a te tragar.  Vamos lá: É claro que um empreendimento de alto padrão agrega itens que não temos em imóveis de baixa renda pois o custo para ser alocado no imóvel de custo baixo ficaria inviável, sendo assim é preciso estudar os itens aos quais está sendo proposto, alguns deles, são: aspirador central, automação de itens e comandos, acesso eletrônico ou biométrico, isolamento e atenuantes acústicos, possibilidades de customização e layout de plantas, alimentação de carro hibrido etc, são itens que provavelmente serão oferecidos ao cliente e além disso os itens de esporte e lazer e de uso de trabalho devem ser mais elaborados e com mais opções de interfaces, Itens de infraestrutura como Telemática, busway, aquecimento central, grupo gerador para uso 100%, elevadores inteligentes com controle de acesso etc., como qualquer produto a ser vendido deve ser estudado e deve estar bem fixado na sua apresentação. Outro ponto é o cliente, esse cliente provavelmente não terá muito tempo para ser atendido, por vezes seu contato será com secretárias ou assessores que vão filtrar as informações antes do acesso ao comprador, contato por telefone será raro, dificilmente conseguira ofertar por ligação, esse público atende muito mais por correio eletrônico ou mensagens de aplicativo, não é raro vender e nem conhecer pessoalmente o cliente pois até a assinatura é digital e em muitos casoa os clientes não estão na cidade e nem no pais, aconselho após o primeiro atendimento sugerir uma vídeo chamada com seus diretores para que seja tirada todas as dúvidas de uma forma rápida e prática. Atendimentos em stand de vendas geralmente são bem rápidos e geralmente o cliente não quer deixar nem email nem telefone então tenha uma forma de deixar seu contato com ele, seja com cartão ou folder com seu nome, pois ele geralmente ele é fiel quando volta ao plantão e se gostar do seu atendimento vai procurar somente você para conversar. Vestimenta e linguagem devem ser apropriadas e não quero dizer com isso que deva ir de terno e gravata ou de vestido social e salto fino, isso já passou, a não ser que sua empresa exija isso, caso não, esporte fino e roupas que não chamam a atenção e em cores neutras ajudam e muito, lembre-se que geralmente esse público quer passar desapercebido, então gíria e falar alto vai afastar seu cliente. Não envie um monte de mensagem ao cliente, deixe ele a vontade e responda apenas o que lhe foi perguntado, tenha sabedoria de esperar a hora certa de o acionar por algo.  A documentação e renda geralmente estão dentro do que este cliente busca, este cliente não se aventura de tentar aprovar um crédito, ele vai com a certeza de que possui recursos para está compra, então insistir se ele tem renda ou documentação de primeiro momento pode ser um tiro no pé. Não iluda seu cliente, o preço do m2 é caro mesmo, geralmente bairros caros tem valor alto e seu cliente deve saber disso, condomínios altos são normais pois geralmente tem poucos apartamentos na torre e por isso pouca gente para dividir a conta, esse é o preço da exclusividade, não omita informações nem diga algo que não tenha certeza, não é vergonha dizer que vai verificar uma informação e responderá depois isso é até bom pois gera um contato futuro. Não tenha medo, estude o projeto, se prepare e seja discreto que tudo vai dar certo. 

Por Que Muitos Corretores Desistem Rápido da Profissão?

Corretor de Imóveis

Por Que Muitos Corretores Desistem Rápido da Profissão?

15/08/2021

Tempos de pandemia, muitos postos de trabalho fechando, novas vagas no mercado escassas, o que fazer para ajudar na renda? Conheço muitos profissionais que se aventuraram no ramo da corretagem e em pouco tempo desistiram da profissão. Mas por quê isso acontece? Quais são os maiores fatores para desistência? A profissão de corretor de imóveis carrega um estigma de ganhar muito dinheiro em pouco tempo, além disso a lenda de ser dono do próprio tempo sem patrão para te dar ordens é um mito muito grande na corretagem, não que não aconteça de entrar na corretagem hoje e pegar um cliente para uma unidade de valor alto e ganhar o valor de um ano de trabalho como CLT, mas isso é uma chance em um milhão e ocorre com pouquíssimos corretores, na maioria das vezes demora um pouco até ser agraciado com uma venda, existe todo o aprendizado e a desenvoltura necessária para passar confiança e credibilidade ao cliente para que ele escolha seu produto, outro grande fator são as ferramentas que utilizamos na corretagem que geralmente tem valor elevado de compra, geração de leads qualificados, listagem de clientes por classes, CRM de controle de cliente entre outros custam muito dinheiro e fica inviável adquirir por conta própria e com seus recursos, por isso a melhor opção é ser contratado ou prestar serviços a uma empresa de vendas e assim ter acesso a estas ferramentas. Sendo assim entramos na outra questão que é mandar em si: Quando nós entramos em uma dessas empresa para trabalhar temos que seguir regras impostas e nos é exigido uma contra partida como estar no plantão em escalas previamente indicadas, ter compromisso com sistemas on-line de acompanhamento e ainda ter que dar o feedback dos seus clientes, correndo o risco de serem enviados a outros corretores para serem resgatados. A falta de paciência é um fator que tira 90% dos corretores do mercado, poucas pessoas conseguem ou podem esperar alguns meses para ter retorno de venda, a falta de qualificação e a insegurança de tratar com outras pessoas também são fatores desanimadores para alguns, aos quais os novos entrantes se veem bloqueados para acessar essa nova faze da vida. Por isso indico que a pessoa que desejar entrar nesse ramo tenha muita perseverança e atualize-se todos os dias, não deixe o tempo te vencer mas o use a seu favor, a corretagem é uma profissão gratificante e ela fica mais fácil a cada dia que se aperfeiçoa.    

Saiu a Data de Eleições do Creci, Fique Atento!

Corretor de Imóveis

Saiu a Data de Eleições do Creci, Fique Atento!

24/06/2021

Atenção corretores o CRECI já começou a enviar email com a data de realização das eleições do CRECI que ocorrerão no dia 07/07/2021 (CASO NÃO HAJA MUDANÇAS) Caso não tenha recebido a comunicação verifique junto ao Creci a sua situação e o por quê não recebeu. Segue o teor do email que deverá receber caso esteja apto a votar. COFECI - Conselho Federal de Corretores de ImóveisCRECI - Conselho Regional de Corretores de Imóveis ELEIÇÕES 2021 DATA: 07 de julho de 2021 HORÁRIO: 00:00 (zero) horas as 20:00 (vinte) horas - Horário de Brasília Você deverá votar por meio de um computador ou qualquer dispositivo móvel (notebook, tablets ou smartphone) ligado à Internet, de onde você estiver, dentro ou fora do Brasil, acessando o site https://votacreci.com.br, a partir de zero hora do dia 07/07/2021 até às 20:00 horas (horário de Brasília).   LOCAL DA SENHA INDIVIDUAL   Ilustre Colega, Parabéns. Você está apto a votar, conforme disposições contidas no caput do art. 5º das Normas Eleitorais, aprovadas com a Resolução-Cofeci nº 1.446/2020 (Dou de 18/02/2021, seção 1, fls. 147). A Senha acima é sua. Ela é pessoal e intransferível e deverá ser utilizada por você para votar na eleição do CRECI do seu Estado, a realizar-se exclusivamente pela Internet. Esta senha foi emitida com obediência a todos os parâmetros de segurança desejáveis. Entretanto, para sua maior segurança, você poderá substituí-la por uma nova senha de sua preferência. Faça isso o mais breve possível. Não deixe para o último dia. Acesse o site https://votacreci.com.br e proceda da seguinte forma:   1. Escolha a Região; 2. Clique na opção trocar senha; 3. Informe o número do seu CRECI; 4. Informe a senha recebida; 5. Digite a nova senha composta de no mínimo 6 dígitos; 6. Confirme a nova senha.   Para votar no dia 07/07/2021 proceda da seguinte forma: 1. Escolha a Região; 2. Clique na opção Votar; 3. Informe o número do seu CRECI; 4. Informe a senha; 5. Confirme os dados; 6. Escolha a sua opção.   O voto é obrigatório. Se você deixar de votar estará sujeito a multa eleitoral (Art. 15º, das Normas aprovadas com a Resolução-Cofeci nº 1.446/2020 e art. 11 da Lei 6.530/78). Dignifique sua profissão exercendo seu direito/dever de votar. Qualquer dúvida ou necessitando de mais informações, entre em contato pelo CHAT do site https://votacreci.com.br ou envie e-mail para [email protected]. Cordialmente,Sistema COFECI-CRECI Luiz Cláudio Nasser SilvaCoordenador da Comissão Eleitoral Federal

Consórcio Imobiliário, Dica para Não Ter Dor de Cabeça

Consórcio

Consórcio Imobiliário, Dica para Não Ter Dor de Cabeça

28/05/2021

O consórcio imobiliário é sem dúvidas uma da opções mais em conta para quem quer adquirir um imóvel e dispõe de tempo para aguardar o tempo de contemplação ou o sorteio, mas tenho que alertar sobre uma prática que é muito comum e que eu presenciei várias vezes nas negociações envolvendo consórcio (carta de crédito) para pagamento do imóvel que é a morosidade para a liberação do valor contratado. Antes de continuar, quero dizer que esse artigo não tem por objetivo denegrir nenhuma instituição que forneça esse tipo de produto, mas sim alertar aqueles que querem entrar nessa situação, que tenha muita atenção na hora de contratar o produto.  Mas o que pode me dar dor de cabeça?: O tempo, sim o tempo de liberação do valor ao vendedor! Infelizmente ainda não tive o prazer de pegar um processo cujo o pagamento seja feito com carta de crédito onde o valor a ser liberado demore menos que 3 meses para ser disponibilizado, em casos mais extremos passa dos 6 meses o imbróglio, e digo imbróglio porque é isso mesmo, mesmo o cliente tendo a carta contemplada e a documentação emitida conforme solicitado, não é incomum surgir esse ou aquele documento que precise de renovação, ou novo documento. Não sei se é má-fé ou se é praxe das empresas mas isso causa muitos problemas na conclusão do negócio, ainda mais quando o contrato tem tempo de finalização pois pode acarretar em multa para o comprador por não atender os requisitos do comprador. Não vou citar empresa A, B ou C mas em casos diferentes em empresas diferentes as dificuldades são as mesmas, então sugiro que se for possível estando tudo ok a empresa se comprometa a liberar o dinheiro em tempo prefixado. Se você corretor ou cliente tiver tido êxito em um processo que tenha demorado menos de 30 dias para a liberação do dinheiro após a entrega de toda documentação peço que deixe seu comentário e o nome da empresa para que eu possa indicar aos meus clientes.  Seu feedback é importante para mim pois até hoje os processos só deram dor de cabeça.      

Parceria entre corretores, fifty, trifty é bom?

Vendas

Parceria entre corretores, fifty, trifty é bom?

30/04/2021

Já ouviu aquele ditado: Melhor um pássaro na mão do que 2 voando? Então, esse ditado é bem real na profissão de corretagem. Imagine a situação: Você tem um imóvel que está a venda a algum tempo, não consegue capturar um cliente e o dono do imóvel está cobrando uma posição sobre a demora da venda do imóvel, então você recebe uma ligação de outro corretor que viu seu anúncio querendo firmar uma parceria pois o cliente dele busca o imóvel que você tem a venda.  E agora o que fazer?  Corro o risco de perder 50% de comissão? O corretor vai atravessar a venda? Como vou tratar esse negócio?  Vamos lá, na verdade você não está perdendo 50% da venda, você pode estar ganhando 50% de uma venda que poderia nem acontecer com você, veja o copo sempre meio cheio e não vazio, pense que hoje as ferramentas disponíveis nos permite acessar em grande parte os proprietários dos imóveis, e o corretor poderia simplesmente ter feito isso e você não teria participação nenhuma no negócio, busque conhecer o corretor saber se ele não esta te usando para tentar passar na sua frente, tenha uma relação honesta com seu cliente pois se ele for honesto avisara se o corretor ou o próprio comprador está tentando te passar para trás, (Isso já ocorreu comigo o dono do imóvel me avisou sobre um comprador que visitou comigo e o corretor parceiro e depois o procurou em particular). A tratativa dessa negociação é simples, os corretores tratam com suas partes respectivas e chegam ao acordo, se fechar negócio cada um recebe metade da comissão paga, esse é o famoso FIFTY. Mas o que é um Trifty? Vamos lá, uma comissão pode ser repartida 1, 2, 3, 4... vezes, tudo depende da quantidade de pessoas envolvidas no negócio, e isso deve ficar bem definido para não haver confusão, bem como a porcentagem de comissão para cada um, na grande maioria das vezes ela é dividida em partes iguais para todos os corretores envolvidos.  Mas como acontece? Geralmente tem um corretor que tem o cliente, outro o imóvel e um terceiro que faz o ele entre os dois, esse elo ou união configura um trifty, achando justo ou não as vezes até uma ligação telefônica apenas é o suficiente para alavancar o negócio, não podemos julgar quem trabalha mais ou menos e sim que houve uma união para um bem maior, pense em uma bicicleta ela tem a coroa do pedal, a catraca da roda mas se a corrente não estiver lá não sai do lugar e esse é o conceito básico de uma parceria. Uma dica muito importante: Quando você passar o cliente para um corretor atender deixe que ele faça o trabalho, não fique ligando para o cliente falando algo ou especulando, se confia deixe ele trabalhar, as vezes os corretores perdem negócio por não estarem em comunhão. Você não pode estar no plantão e o seu cliente disse que vai lá e você indicou seu parceiro para atender, dai para frente ele toma a dianteira, a não ser que ele não deseja tratar o cliente ou se o cliente não desejar o atendimento dele. Seja sábio.

Corretor Fuja Disso Nos Plantões de Vendas

Corretor de Imóveis

Corretor Fuja Disso Nos Plantões de Vendas

30/04/2021

A cada dia mais profissionais migram para o ramo da corretagem e assim como eu no começo era bombardeado por novas informações e claro, tudo é novo e estamos suscetíveis a passar por situações estranhas e que podem desestimular o nosso dia a dia na profissão.Como qualquer ramo de profissão que envolve dinheiro como objetivo principal existe a ganancia e a cobiça envolvida, isso é real, ter ganancia por algo não é ruim o que você faz para sacia-la pode sim ser ruim, pessoas mentem, roubam, traem e até matam por dinheiro é claro que isso é o extremo da questão mas vamos colocar de forma mais tranquila mas não menos prejudicial dentro dos plantões. Vamos lá:PESSIMISMO: É comum em um plantão os corretores mais velhos que estão lá reclamarem e falarem mal de algo sobre o plantão, isso pode ser uma estratégia para desestimular corretores novos, além disso dizem que esse ou aquele trabalho não dá resultado, não acredite, se gosta de fazer ligação por exemplo faça o trabalho e não deixe o pessimismo alheio tirar suas energias.FOFOCA E PANELINHAS: É comum existir as panelinhas já formadas dos corretores eles se protegem e geralmente excluem outros que queiram entrar no plantão, é muito difícil entrar nesse grupo, por isso não fique triste, afinal você não está no plantão para fazer festa e sim trabalhar. Outra situação para ter atenção são as fofocas, lembre-se que se falam de outros para você vão falar de você para os outros.FIQUE SEMPRE ATENTO: Infelizmente nos plantões existem pessoas que querem passar os outros para trás, isso não é só corretor, os gerentes, coordenadores e diretores também podem ser pessoas desonestas, eu passei por situações muito chatas em plantões e sempre devemos ficar de olho, fique de olho na fila de atendimento, as suas indicações, cuide os dados dos seus clientes, não compartilhe informações com pessoas alheias que não tenha confiança, existem MUITAS formas de fazer o mal, não seja ingênuo.TRABALHE SEMPRE: Não deixe de trabalhar, busque pessoas boas e honestas para trabalhar, cuide de seus clientes e mantenha as informações atualizadas para evitar que retirem ele de você, pessoas boas gostam de ensinar outras pessoas e é esse nível de amizade que buscamos.Existem pessoas boas e honestas nos plantões, corretores, gerentes e coordenadores, aprenda a filtrar pessoas boas e não caia em cilada, e se cair não se contamine de um passo atrás e volte ao caminho certo. 

O Que Significa Isso? Nomes Estranhos Nos Empreendimentos.

Condomínio

O Que Significa Isso? Nomes Estranhos Nos Empreendimentos.

29/04/2021

Sabe aquele filme em inglês que quando traduz o título para o português não faz sentido nenhum ou quando adaptamos o título ele perde o glamour? Então é mais ou menos isso que acontece com algumas áreas dos novos empreendimentos que surgem a cada dia, os nomes na sua grande maioria vem de práticas já utilizadas e corriqueiras em outros países e quando chegam aqui em terra tupiniquim ou não fica boa a tradução ou fica mais chique deixar na língua de origem, mas essa prática traz muitas dúvidas e não é raro eu estar apresentando um empreendimento e o cliente me perguntar o que significa e para que serve tal área, então vou tentar definir aqui algumas expressões para lhe ajudar a chegar afiado nos plantões. Não conseguirei colocar todos os itens, até porque nesse minuto pode estar sendo criado outro espaço diferenciado, mas vou colocar os mais comuns. PET PLACE -  Espaço destinado a recreação e lazer de animais de estimação, ela geralmente é cercada e tem aparelhos e objetos para exercícios e distração do PET COWORKING ou WORK SPACE-  Espaço compartilhado destinado ao trabalho, geralmente utilizados por profissionais que estejam em home office e precisam de calma e tranquilidade para desempenhar seu trabalho.  COKITCHEN - Tem o mesmo conceito do coworking mas nesse caso o objetivo é o preparo de refeições, é ideal para convivência e troca de ideias culinárias.  CONCIERGE - Profissional que orienta o uso das áreas comuns, organiza agendamentos de espaços, da dica de profissionais, recomenda serviços e auxilia com entregas de objetos recebidos e a chamada de serviços como Uber e táxi. PAY-PER-USE - São serviços pagos oferecidos pelo empreendimento ou por empresas parceiras, ele é de fácil contratação e pode ser cobrado no condomínio. BIKE-SHARING - Compartilhamento de bicicletas, geralmente o empreendimento fornece bicicletas de uso comum e liberação por meio de cartão de controle para que o morador possa se deslocar para o trabalho, compras ou lazer, em geral não tem custo de uso e pode utilizar 2 por vez para cada apartamento. BIKE-BOX - Espaço para guardar bicicletas e fazer pequenos reparos, geralmente tem acesso controlado por chave ou biometria. SKY LOUNGE - Espaço no topo do empreendimento destinado a festas ou reuniões. SKY BAR - Bar no topo do empreendimento  SKY GOURMET - Espaço para refeições no topo do empreendimento SKY GRILL - Segue a linha do SKY GOURMET mas com o diferencial de ter uma churrasqueira. SPA - Espaço destinado ao relaxamento e descanso, podendo haver equipamentos para massagem e estética. LAUNDRY  - Lavanderia  PLAYGROUND - Espaço destinado a recreação infantil, ele tem equipamentos e objetos destinados a distração e lazer das crianças. FITNESS - Espaço destinado a prática de exercícios e esporte, geralmente equipada com itens para ginástica, musculação, lutas e pilates.  

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