Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quem deve pagar religação da luz, o proprietário ou inquilino?

gente me tirem uma duvida , quem tem que pagar a religacao de luz o dono da casa ou quem mora na casa de aluguel ? quando entramos na casa nao tinha luz istalada , entao o dono peliu a conpania de luz pra ligar e hoje ele me entrega uma conta altissima de istalacao , eu devo pagar ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Quem deve pagar religação da luz, o proprietário ou inquilino?

Gente me tirem uma duvida , quem tem que pagar a religacao de luz o dono da casa ou quem mora na casa de aluguel ? quando entramos na casa nao tinha luz istalada , entao o dono peliu a conpania de luz pra ligar e hoje ele me entrega uma conta altissima de istalacao , eu devo pagar ?

Respostas (8)

há 2 anos

Não. A instalação da luz é despesa do proprietário. Se fosse ligar a energia em seu nome, transferindo a titularidade, seria você. Como não havia energia e foi preciso fazer a instalação, a despesa e do locador. Sem energia você não tem como usar o imóvel e ele não poderia ter colocado o mesmo em locação.

há 2 anos

Geralmente quem paga é o interessado nela, ou, o que for pactuado no contrato, vamos aos fatos: inquilino geralmente leva o contrato de locação na concessionária para pedir atualização ou religação e, muitas vezes, imobiliárias só entregam as chaves com a comprovação por email, etc desse pedido de alteração de Taxa de religação não costuma ser alta, se estáo cobrando débitos anteriores é uma prática ilegal da concessionária de energia pois a dívida anterior, se existir, pertence ao causador dela, inquilino anterior ou proprietário, se a conta estava no nome dele.

há 2 anos

A lei do inquilinato estabelece em seu artigo 22 as obrigações do locador. No item I do artigo esta disposto "entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina". Ora, Energia elétrica é imprescindível para a habitabilidade de uma residência, assim, podemos concluir que a responsabilidade pela religação da energia elétrica é obrigação do locador, salvo disposição em contrario estabelecida no contrato de locação.

Compartilhe esta Pergunta