há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Como saber se uma pessoa tem direito a metade do imóvel?
Meu esposo ganhou uma casa da mãe mas a casa não tem documento. Então ela faleceu e ele fez uma documentação de posse em seu nome, mas sua irmã quer o direito da metade de imóvel, mas meu esposo tem essa posse do imóvel e as contas da casa em seu nome, será que ela vai ter o direito à casa?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Como saber se uma pessoa tem direito a metade do imóvel?
Meu esposo ganhou uma casa da mãe mas a casa não tem documento. Então ela faleceu e ele fez uma documentação de posse em seu nome, mas sua irmã quer o direito da metade de imóvel, mas meu esposo tem essa posse do imóvel e as contas da casa em seu nome, será que ela vai ter o direito à casa?
Respostas (9)
Sim, os bens do falecidos pertencem na mesma proporção aos herdeiros e portanto este casa que não tem documentação não poderia ter sido doada sem a concordância da irmã. Ela comprova que pertencia a mãe, entra com regularização da propriedade e abre inventario.
há 4 anos
Boa Tarde Sr. , sugiro consultar um advogado, visto ter obrigação por lei o inventario.
há 4 anos
A doação de ascendente para descendente pode ser considerada antecipação da herança ou doação dispensada de colação, caso essa doação não tenha ultrapassado 50% dos bens do doador. Se era o único imóvel da sua casa não poderia ser totalmente doada ao seu esposo.
há 4 anos
A PARTILHA DOS BENS PARA OS FILHOS DE UMA UNIÃO ESTÁVEL EM CASO DE FALECIMENTO. DOS PAIS DEVERÃO SER DIVIDIDOS EM PROPORÇÃO IGUAL PARA OS HERDEIROS DRSSA UNIÃO.
há 4 anos
Sim, pois por ser herdeira tem direito por lei a metade do imovel.
há 4 anos
Sim, tem direito como herdeira a metade, porem tem que fazer o inventário.
há 4 anos
Entendo que sim, pois o imovel era da mãe, sendo assim todos os filhos tem o devido direito.
há 3 anos
Doações para descendentes são consideradas antecipação da herança. Não é possível deixar toda herança a um único herdeiro.
há 3 anos
O ideal seria você consultar um advogado do ramo imobiliário para ter certeza dos seus direitos.
Compartilhe esta Pergunta