Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso fazer compra de terreno através do cartório sem a escritura?

Existe as paredes de uma casa antiga vizinha a do meu pai e está sem manutenção e causando prejuízos as casas vizinhas descobrimos que os antigos moradores não tem escritura e que há dívidas de impostos e hj através do cartório existe o dono do terreno e ele quer nos vender tem algum problema.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Posso fazer compra de terreno através do cartório sem a escritura?

Existe as paredes de uma casa antiga vizinha a do meu pai e está sem manutenção e causando prejuízos as casas vizinhas descobrimos que os antigos moradores não tem escritura e que há dívidas de impostos e hj através do cartório existe o dono do terreno e ele quer nos vender tem algum problema.

Respostas (8)

há 2 anos

Você pode sim no entanto a compra não ficaria oficializada e para você ter o resguardo e segurança seria bom fazer a contrata mais de documentações apresentadas no cartório para que você tenha a garantia que o terreno esteja em seu nome todo regularizado e Ok para você não ter dor de cabeça.

há 2 anos

Se o proprietário quer vender nada obsta que vocês comprem. E a compra pode ser anulada por dívidas do vendedor já ajuizadas (verifique isso). E se por impostos pendentes você quer dizer IPTU o imóvel responde pela dívida de forma que pode ser leiloado.

há 2 anos

Situação merece algumas considerações. Essa dívida de impostos está lançada em nome de quem? dos antigos moradores ou da pessoa que consta como proprietário na Matricula do imóvel. Mesmo abandonado o imóvel foi de alguma forma registrado na a possibilidade do proprietário que consta na Matricula de alguma forma ter vendido ou cedido o terreno para os antigos interessante avaliar essas questões antes de tomarem qualquer decisão. A atual legislação estabelece que a pessoa que figura na Matricula do Imóvel é o atual proprietário. Então de boa fé tendo sido lhes apresentado essa documentação você deve conseguir fazer uma escritura pública de compra e venda do terreno, deixando bem claro que o vendedor responde plenamente pela evicção de direito. Persistindo a sua dúvida consulte um advogado especializado em direito imobiliáraio.

Compartilhe esta Pergunta