Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Meu namorado financiou um apartamento em nome dele, terei direito a metade do valor quando casarmos com comunhão parcial de bens?

Eu estou em um relacionamento a 7 anos. Nao tenho nada que comprove isso em cartorio nao, apenas trestemunhas mesmo, e o nosso tempo juntos. Mas o meu namorido, comprou um aprtamento em nome dele. Mas nóss estamos pra casar daqui alguns meses. Comunhao parcial de bens. Quero saber Se eu tenho direito as parcelas do imóvel que ele irá pagar a partir do momento que nos casarmos, mesmo o imóvel estando só no nome dele. Mas pelo tempo que estamos juntos. Eu tenho algum direito? E comprou tb um outro imóvel. Sendo que a escritura será em meu nome e no nome dele. Antes de nos casarmos, iremos assinar essa escritura. Neste imóvel, eu tenho direitos a 50% ou 70 Né?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Meu namorado financiou um apartamento em nome dele, terei direito a metade do valor quando casarmos com comunhão parcial de bens?

Eu estou em um relacionamento a 7 anos. Nao tenho nada que comprove isso em cartorio nao, apenas trestemunhas mesmo, e o nosso tempo juntos. Mas o meu namorido, comprou um aprtamento em nome dele. Mas nóss estamos pra casar daqui alguns meses. Comunhao parcial de bens. Quero saber Se eu tenho direito as parcelas do imóvel que ele irá pagar a partir do momento que nos casarmos, mesmo o imóvel estando só no nome dele. Mas pelo tempo que estamos juntos. Eu tenho algum direito? E comprou tb um outro imóvel. Sendo que a escritura será em meu nome e no nome dele. Antes de nos casarmos, iremos assinar essa escritura. Neste imóvel, eu tenho direitos a 50% ou 70 Né?

Respostas (9)

há 4 anos

Não. É preciso casar com comunhão total de bens ou não terá direito ao imóvel financiado. Até poderá requerer o que for pago durante o casamento, mas é uma briga das boas para provar. Esqueça a união estável, ele tinha obrigação por lei de ter declarado que viva em união com você. Mentiu no contrato que tem clausula que ele declara não viver em União. Quanto ao imóvel que vão comprar como ainda estão solteiros e não informarão a União estável, cada um com 50%.

há 3 anos

Namorido é o quê? Namoro qualificado ou união estável? Casando com separação parcial de bens você terá direito à metade de tudo o que for adquirido onerosamente durante o casamento (ou união estável). O que significa que apenas o que ele pagar durante o casamento será partilhado. Sobre o imóvel que ele comprou, em princípio vale a data da compra e não a da escritura. Vai depender do que realmente for colocado, e o vendedor pode se opor a escriturar diferente do contrato. Evidente que nada impede que ele doe uma parte a você. E ressalto: partilha conjugal é meio a meio, não importa quem pagou e quem ficou em casa cuidando da vida doméstica do casal. Se você comprova que já vive em união estável terá metade de tudo na separação. E importante: você assume também metade das dívidas dele.

Compartilhe esta Pergunta