Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O fiador pode ter terreno registrado no nome de uma empresa?

Meu tio tem um terreno com duas propriedades: uma registrada em nome de sua empresa e a outra não. Ele ainda não desmembrou, mas pode ser meu fiador mesmo nessa condição ou somente após desmembrar a escritura?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

O fiador pode ter terreno registrado no nome de uma empresa?

Meu tio tem um terreno com duas propriedades: uma registrada em nome de sua empresa e a outra não. Ele ainda não desmembrou, mas pode ser meu fiador mesmo nessa condição ou somente após desmembrar a escritura?

Respostas (5)

há 1 ano

Para o seu tio, como fiador, dar em garantia um imóvel empresarial, só se os demais sócios concordarem com isso. Ou, se o locador aceitar, ele pode dar como garantia apenas a fração do terreno que pertence a ele. Dificilmente o locador aceita, porque se chegar à fase de execução, será muito difícil encontrar arrematante para apenas uma parte do imóvel.

há 11 meses

Sim, é possível que o fiador tenha um terreno registrado no nome de uma empresa. No entanto, existe algumas considerações importantes: a lei brasileira permite que pessoas juridicas (empresa) atuem como fiadoras em contratos de locação desde que o contrato da empresa permita.

há 4 meses

O fiador pode ser pessoa física, mesmo possuindo bens registrados em nome de empresa. PorÉm, o bem da empresa não responde automaticamente pela fiança, pois pertence à pessoa jurídica, não à pessoa física do seu tio. Na prática: Ele pode ser seu fiador agora, sem desmembrar o terreno. Contudo, apenas os bens registrados no nome dele como pessoa física garantem a fiança. O imóvel em nome da empresa só serviria como garantia se a própria empresa fosse fiadora ou se fosse dada outra garantia formal (ex. : O desmembramento não é obrigatório, mas aumenta a segurança para o locador.

Compartilhe esta Pergunta