Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Troquei de estado civil após quitar o imóvel.

Boa tarde! financiei um imóvel ainda como solteira. Quitei o financiamento do mesmo e dias depois eu me casei. Quando eu solicitar no cartório o cancelamento da alienação fiduciária eu tenho que averbar a certidão de casamento? ou posso fazer isso somente quando eu tiver interesse em vender o imóvel? Isso faz o meu marido ter direito ao imóvel que comprei sozinha ainda estando solteira mesmo com regime de comunhão parcial de bens?

Usuário do Fórum

Karina perguntou:

há 3 anos

Troquei de estado civil após quitar o imóvel.

Boa tarde! financiei um imóvel ainda como solteira. Quitei o financiamento do mesmo e dias depois eu me casei. Quando eu solicitar no cartório o cancelamento da alienação fiduciária eu tenho que averbar a certidão de casamento? ou posso fazer isso somente quando eu tiver interesse em vender o imóvel? Isso faz o meu marido ter direito ao imóvel que comprei sozinha ainda estando solteira mesmo com regime de comunhão parcial de bens?

Respostas (7)

há 3 anos

O correto é já averbar a certidão; o que não faz diferença nenhuma para você porque na alienação do imóvel a averbação será exigida. E em caso de separação seu marido não tem direito sobre o imóvel; em caso de venda ele terá que anuir com a venda e caso você morra seu marido será herdeiro dessa casa junto com seus filhos.

há 3 anos

A averbação pode ser feita a qualquer momento, agora na ocasião da venda vai ser solicitado uma certidão atualizada sua, você não tem mais certidão de nascimento, agora é de casamento e aí consta seu marido, na venda ele tem que assinar também, agora quanto ao direito dele sobre o imóvel veja no cartório, eu não posso afirmar que ele tenha direito, mas se não me engano tem que assinar também no caso de venda.

há 3 anos

Lembre-se que sua união para ser estável, necessariamente não precisa ser casada de papel passado, basta vocês estarem juntos ha um determinado tempo! Agora p/ que vocês se entendam sem problemas talvez fosse melhor vocês se aconselharem com um bom Avogado (a) amigo com especialidade em Familia!

Compartilhe esta Pergunta