Pergunta
Para fazer um contrato de compra e venda de imóvel é preciso reunir documentos do vendedor, do comprador e do próprio imóvel, sendo que essa documentação pode ser obtida no cartório da cidade na qual o imóvel está localizado. Em caso de contrato de compra e venda, envolvendo financiamento bancário, é preciso inserir também os dados do Banco credor. Definir o preço, prazo para pagamento e penalidades. Fazer a descrição completa da quitação de todos os tributos e da regularidade do imóvel. Fazer o detalhamento completo do imóvel, como endereço e número de matrícula. Definir o prazo para desocupação do imóvel (se o mesmo estiver sendo ocupado).
há 7 meses
0Maria Helena Lucio (conceição)
Neusa Q.
Perguntador
há 7 meses
Como fazer um contrato de compra e venda de imóvel?
Respostas (11)
Maria Helena Lucio (conceição)
Corretor de imóveis
Respostas: 282
há 7 meses
Para fazer um contrato de compra e venda de imóvel é preciso reunir documentos do vendedor, do comprador e do próprio imóvel, sendo que essa documentação pode ser obtida no cartório da cidade na qual o imóvel está localizado. Em caso de contrato de compra e venda, envolvendo financiamento bancário, é preciso inserir também os dados do Banco credor. Definir o preço, prazo para pagamento e penalidades. Fazer a descrição completa da quitação de todos os tributos e da regularidade do imóvel. Fazer o detalhamento completo do imóvel, como endereço e número de matrícula. Definir o prazo para desocupação do imóvel (se o mesmo estiver sendo ocupado).
Luciano (pilares) Cardoso
Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 685
há 7 meses
Para fazer um contrato de compra e venda de um imóvel, é preciso: > Verificar se a descrição do imóvel está correta, com todas as informaçoes detaljadas, como metragem, localização, cômodos e caractrísticas principais; > Confira se o vendedor tem a certidão atualizada da matrícula do imóvel, se existe alguma pendência, dívida ou ônus sobre a propriedade. > Emitir a CND do propriedade, no tocante a dívidas perante o fisco, municipal, estadual e federal. > Mencionar a forma de pagamento da aquisição do bem (sinal, quantidade de parcelas). > Previsão da entrega do imóvel.
Cosimo Ciminelli
Corretor de imóveis
Respostas: 846
há 7 meses
A coisa melhor é contratar um advogado pois, apesar de parecer simples por ser a forma escrita das condições do negocio pactuadas entre as partes, é um documento importante que pode dar, para o promitente comprador, um direito real se for o contrato registrado na matricula do imóvel. O registro obstará eventual arrependimento e o permitirá o transferimento forçado para o comprador.
Miguel Silva
Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 1.241
há 7 meses
Pontos importantes, qualificar as partes, mencionar valores, formas de pagamento, multas, em caso de atraso, mencionar a entrega da chaves, além de tudo isso verifica certidões só imóvel e do vendedor.
Marcelo Henrique
Corretor de imóveis
Respostas: 251
há 7 meses
Primeiro ter o documento do referido imóvel no caso a escritura para colocar todas as informações do imóvel a ser negociado. Colocar todos os dados do comprador e vendedor e a forma de pagamento a ser prometido, dps assinar ambas as partes e reconhecer no cartório.
Rodrigo Ferreira Silva
Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 1.659
há 7 meses
Procurar um corretor ou advogado de sua confiança.
Carlos Alberto De Paula Nascimento
Corretor de imóveis
Respostas: 55
há 7 meses
Documento que celebra a transação de vontade das partes, compradores e vendedora. Documento que deve conter todas as informações pertinentes e particulares transacional.
Isabel S. Marquesi
Corretor de imóveis
Respostas: 137
há 7 meses
Na internet você encontra alguns modelos, mas é sempre bom dar para um advogado ou corretor de imóveis analisar se está ok de acordo com as suas necessidades.
Juliana França - Consultoria Imobiliária
Corretor de imóveis
Respostas: 225
há 7 meses
Com toda a documentação, incluir dados dos envolvidos, além de dados do imóvel, formas de pagamento, responsável pela intermediação, multas contratuais e datas.
Edieldo Dos Santos França
Corretor de imóveis
Respostas: 86
há 7 meses
AtravÉs de Escritura pública feita em cartório de Notas ou através de Instituições bancárias que tem força de Escritura pública.
Cristina Wagner Salvadori
Corretor de imóveis
Nível: 7 - Executivo
Respostas: 4.044
há 7 meses
Para fazer um contrato de compra e venda de imóvel, siga estas das partes: Inclua os dados completos do vendedor (proprietário) e do comprador, incluindo nomes, documentos de identificação e endereços. Descrição do imóvel: Detalhe o imóvel que está sendo vendido, incluindo sua localização, características físicas, matrícula no Registro de Imóveis e número da escritura. Condições de pagamento: Especifique o valor total da venda, a forma de pagamento (à vista, parcelado, financiado) e as datas de pagamento. Prazo e entrega: Estabeleça a data de entrega do imóvel e qualquer prazo para cumprimento de condições, como a obtenção de financiamento. Garantias: Se houver garantias envolvidas, como alienação fiduciária ou hipoteca, detalhe os termos. Multa por descumprimento: Inclua cláusulas sobre penalidades em caso de descumprimento do contrato por qualquer uma das partes. Taxas e despesas: Esclareça quais taxas e despesas (como impostos e taxas cartorárias) serão de responsabilidade do vendedor ou do comprador. Vistoria do imóvel: Seja claro sobre a realização de vistorias antes da compra e quaisquer reparos acordados. Assinaturas e testemunhas: Certifique-se de que o contrato seja assinado por ambas as partes e por testemunhas. É recomendável a assessoria de um advogado. Registro do contrato: Após a assinatura, registre o contrato no Cartório de Registro de Imóveis para formalizar a transação. Lembrando que um contrato de compra e venda de imóvel é um documento legalmente vinculativo, portanto, é aconselhável contar com a orientação de um advogado ou notário para garantir que todas as cláusulas estejam de acordo com a legislação local e as necessidades específicas da transação.