portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Se não há cláusula de multa. Não tem o que pagar. Confirme com um advogado ou procon

há 3 anos

56

Cleirce Ramos

imóvel guide usuário

Maria

Perguntador

há 3 anos

Rescisão de contrato com a imobiliária, como fazer?

Fui pessoalmente conversar com o corretor dono da imobiliária que administra meu imóvel, solicitei a quebra de contrato de administração, ele disse que vai me cobrar multa pois o contrato é de dois anos e agora que fazem 8 meses, eu disse que no contrato não tem cláusula de multa. Ele disse que independente de ter ou não cláusula em contrato eu devo pagar, porque se não, não precisaria existir contrato. No momento tem inquilino lá no imóvel, que também quer sair do imóvel, mas não sai pra não pagar multa de quebra de contrato com a imobiliária, que segundo eles é de 1 ano. Eu nunca tive acesso a esse contrato entre ambos. Sei disso porque vi o inquilino no meu imóvel e ele me disse que quer mudar de casa/bairro. Como pode ser resolvido essa situação? Eu devo pagar multa para a imobiliária mesmo que não tenha cláusula em contrato referente a multa por quebra de contrato? Obrigada.

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Cleirce Ramos

Corretor de imóveis

Respostas: 22

há 3 anos

Se não há cláusula de multa. Não tem o que pagar. Confirme com um advogado ou procon.

Corretor de imóveis

Kezya (11)9-6542-6667

Corretor de imóveis

Respostas: 63

há 3 anos

Assinar um contrato locação normalmente impoe um compromisso de 30 meses, envolvendo o inquilino, propietario e a imobiliaria,

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 3 anos

Temo dois contratos. O que você assinou com a imobiliária chama-se contrato de intermediação e administração imobiliária onde você contratou os serviços da imobiliária para locar e administrar o teu imóvel. Para isso você deu procuração em contrato o que fez com que o Corretor pudesse assinar os documentos por você e administrar toda a locação. Portanto o Corretor age em teu nome, ele assina por você e como teu procurador deve prestar contas e responder por qualquer prejuizo que cause a você. Por isso ele não te consultou, locou e seguiu repassando os alugueis a você, conforme precisava consta em contrato. Quanto a MULTA: se não tem multa não pode ser cobrada. É obrigatório que a multa conste em contrato, a lei não permite que seja determinada por uma das partes. O corretor se equivocou ao te dizer que não precisa constar. A praxe é 50% das comissões faltantes até fechar o contrato de locação. Se não houver acordo ele deverá na justiça resolver a questão. Quanto ao Inquilino, se ele sair tem que pagar a multa, você não pode passar por cima da administração imobiliária ou na justiça você terá que indenizar a imobiliária. Até que encerrem o contrato, você tem que agir legalmente pois assinou o contrato com a imobiliária e deu poderes a esta. Minha sugestão é que busque um advogado porque precisas fazer a rescisão legalmente principalmente porque não tem multa e tudo tem que ser documentado.

Corretor de imóveis

Vanderson Ferri

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata Troféu de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 8 - Especialista

Respostas: 10.102

há 3 anos

A lei prevê contrato de 30 meses com saída em 12 meses sem multa, exceto haja prazo menor de saída em contrato, se não houver a imobiliária está correta.

Corretor de imóveis

Amoreira Negocios Imobiliarios Ltda

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 501

há 3 anos

Primeiro é o contrato, aonde tem que analisar se realmente não existe multa, caso exista a multa é necessário fazer o pagamento dela, seja por parte do proprietário seja por parte do inquilino. Porém ambos podem entrar em um acordo.

Corretor de imóveis

Johnson

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 10.779

há 2 anos

Procura assessoria jurídica para orientar .

Corretor de imóveis

Gilvanira Nascimento ( Gil Abelha )

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 114

há 1 ano

É preciso verificar se no contrato existe alguma cláusula com multa por rescisão. Caso não tenho tenha, pode-se redigir uma carta solicitando o cancelamento.

Corretor de imóveis

Nilzete De Jesus Caldas

Corretor de imóveis

Respostas: 209

há 1 ano

Pela própria imobiliária.

Faça uma nova pergunta: