Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como Regularizar Imóvel com Aforamento em Nome de Terceiros?

bom dia . acabei de me inscrever no seu canal do youtube . meu pai possui um imóvel que foi adquirido há 15 anos . na época não foi feito contrato de compra e venda . meu pai tem apenas um alvará de aforamento em nome do vendedor ( meu tio ). nesse imóvel foi construído um loja comercial utilizada pela minha família . o alvará de funcionamento vem em nome da pj da minha mãe e todos os iptu desde então foram pagos pelo meu pai , porém em nome do titular meu tio . o que devo fazer para regularizar ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 11 meses

Como Regularizar Imóvel com Aforamento em Nome de Terceiros?

Bom dia. acabei de me inscrever no seu canal do youtube. meu pai possui um imóvel que foi adquirido há 15 anos. na época não foi feito contrato de compra e venda. meu pai tem apenas um alvará de aforamento em nome do vendedor ( meu tio ). nesse imóvel foi construído um loja comercial utilizada pela minha família. o alvará de funcionamento vem em nome da pj da minha mãe e todos os iptu desde então foram pagos pelo meu pai , porém em nome do titular meu tio. o que devo fazer para regularizar ?

Respostas (5)

há 11 meses

Verificar a documentação: Certifique-se de que o imóvel esteja registrado no Cartório de Registro de Imóveis e que o aforamento esteja devidamente documentado. Obter a declaração de responsabilidade: O proprietário do imóvel deve assinar uma declaração de responsabilidade, assumindo a responsabilidade pelo aforamento. Preencher o requerimento de registro: Preencha o requerimento de registro do imóvel, incluindo a descrição do imóvel, o nome do aforado e o valor do aforamento. Arrecadar os impostos: Arrecade os impostos devidos sobre o imóvel, incluindo o IPTU e o ITR. Registrar o imóvel: Registre o imóvel no Cartório de Registro de Imóveis, apresentando a documentação completa. Importante: É recomendável consultar um advogado especializado em direito imobiliário.

há 1 mês

Boa noite ! A situação do seu pai pode ser regularizada, mas exige organização documental e análise jurídica, porque o imóvel ainda está vinculado ao titular do aforamento (seu tio) Primeiro, é importante verificar junto à Prefeitura de São Paulo ou ao cartório local quem é o titular cadastrado e se o terreno está em área foreira (aforamento). Como não houve contrato formal de compra e venda, o ideal é fazer agora uma declaração ou escritura reconhecendo a transferência, assinada pelo seu tio, se houver concordância. Os IPTUs pagos, o tempo de posse, o funcionamento comercial e as benfeitorias construídas ajudam a comprovar posse contínua. Caso o tio concorde, o caminho mais rápido costuma ser escritura pública ou cessão de direitos. Se não houver possibilidade documental, pode ser analisada até uma ação de Usucapião, dependendo do caso. TambÉm será necessário atualizar cadastro municipal, matrícula (se existir) e verificar se há necessidade de regularizar construção da loja. Se o imóvel estiver em área foreira, a prefeitura ou órgão responsável pelo aforamento também precisa autorizar a atualização.

Compartilhe esta Pergunta