<< Ver Todas as perguntas do Fórum
Pergunta
Postada na Categoria:
Postado - há 2 dias
Respostas - 6
Acessos - 4

Como funciona a taxa de condomínio? Todos aptos possuem?

Respostas (6)

Vanderson Ferri

- há 2 dias
1383 Pontos

sim, todos devem pagar o condomínio salvo alguns casos. Ela serve para arcar com às despesas de funcionários e manutenção das áreas comuns

Cerigatto

- há 2 dias
204 Pontos

A convenção é quem define como vai ser o rateio. Em outras palavras, são os condôminos quem decidem como querem ratear o condomínio. Não existe fórmula pronta. Para definir o valor da taxa de condomínio a ser paga por cada apartamento, é feito um rateio das Despesas Ordinárias, do Fundo de Reserva e de eventuais Despesas Extraordinárias. A quantia individual do apartamento é calculada de acordo com a fração ideal, que é o espaço que pertence ao imóvel em relação ao tamanho total do empreendimento. Assim, apartamentos maiores pagam um valor maior de condomínio. As Despesas Ordinárias são aquelas que fazem parte do dia a dia do condomínio: – Salários dos funcionários, que são responsáveis pela manutenção e limpeza do condomínio, sejam eles próprios ou terceirizados; – Despesas de consumo – água, luz e gás – das áreas comuns ou de todo o condomínio, quando não houver medidores individualizados; – Manutenção de equipamentos – elevadores, bombas, portões etc. – Despesas administrativas, tais como, materiais de limpeza, despesas com correios, boletos bancários e taxa da administradora. À quantia final é acrescido um valor correspondente ao Fundo de Reserva, que normalmente é estipulada pela Convenção do Condomínio em 5% do montante das Despesas Ordinárias.

Lima

- há 2 dias
1383 Pontos

O valor da taxa de condomínio é calculado a partir da soma das despesas fixas com uma média das despesas gerais, isto é, aqueles gastos que não estão no orçamento fixo mas podem ocorrer, e o condomínio precisa estar preparado para isso, todos apartamentos possuem

Kelly Vanessa Da Silva

- há 2 dias
1 Pontos

Sim!é obrigatória a todos codôminos e mesmo que o proprietário não esteja usando o imóvel, ele é obrigado a pagar.Com os apartamentos ocupados ou não as taxas devem ser pagas jã que as despesas do condomínios vem todo mês e salários de funcionários e despesas como água,elevadores,pagamentos a administradores de condomínio e outros gastos entram nesse montante e depois é feito o rateio para todos os apartamentos.

Luciano Cezar Cardoso

- há 2 dias
61 Pontos

O QUE É TAXA DE CONDOMÍNIO? A taxa de condomínio nada mais é que um valor a ser pago por todos os condôminos mensalmente. Essa taxa serve para custear a: manutenção das áreas comuns do prédio as contas de água luz produtos de limpeza IPTU pagamento de porteiros e zeladores sistemas de segurança.

Deivid Júlio Damasceno

- há 2 dias
24 Pontos

Sim