Ivan Andrade

Ivan Andrade

23 Respostas

Agradecimentos: 5 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 0 (0%)

Participante desde: 04/2024

SOBRE O RESPONDEDOR:

Ivan Andrade é Sócio Diretor com formação em Engenharia de produção, Gestão de negócios e Inovação digital, está entre os TOP 900 corretores(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 23 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2023 atuando principalmente nos bairros Recife - pe, Porto de galinhas - pe, Muro alto - pe e Praia de carneiros - pe, e já trabalhou em empresa como: Due incorporadora.

a imobiliária pode cobrar para que o locatário pague direto a tinta e o pintor para a proprietária do imóvel?

A imobiliária não pode obrigar o locatário a pagar diretamente pela tinta e pelo serviço de pintura durante o contrato da locação. E geralmente essas despesas são de responsabilidade do locador.

Posso correr o risco de mudar o valor aprovado do financiamento?

Sim, pode haver mudança no valor aprovado do financiamento ao atualizar o seu estado civil de solteira para divorciada, pois isso altera a análise de risco e as condições de crédito.

qual significado de crea ?

Conselho regional de engenharia e agronomia.

imóvel usucapião pode ser financiado pela caixa econômica?

ImÓveis adquirido por usucapião não podem ser financiados pela Caixa. Por conta de toda a documentação que exigem.

arrancaram minha placa anunciando a venda o que posso fazer?

Você pode fazer um boletim de ocorrência por danos a propriedade e tentar dialogar com o vizinho. Consultar um advogado é o melhor caminho.

Moro num imóvel dos meus pais e após o falecimento deles minhas irmãs podem me cobrar aluguel do tempo que morei quando eles estavam vivos?

Suas irmãs não podem cobrar aluguel retroativo, apensa se houvesse um acordo prévio pra isso.

onde no irpf se coloca o cpf do inquilino ? na declaração não tem lugar

O CPF do inquilino deve ser informado na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Títula", no campo específico para identificar o locatário.

aluguel de temporada desistencia de 2022 e reembolso hoje

Se um hóspede desistiu da locação em 2022 e perdeu o sinal de 50%, conforme sua política de não devolução, você não é obrigado a reembolsar. No entanto, você pode oferecer crédito para uma futura estadia se desejar ser flexível.

Aluguei uma casa mas não cheguei a morar, eu tenho direito do meu dinheiro de volta?

Sem contrato ou recibo, a recuperação do dinheiro pode ser complicada. Se o acrodo verbal não incluiu condições para a desistência, pode ser difícil o reembolso sem negociação direta com o locador.

A pessoa pode me obrigar a regularizar um terreno através do usucapião?

Não, a pessoa cujo o nome está no IPTU não pode obrigá-lo a regularizar o terreno através do usucapião. A regularização por usucapião é uma decisão que cabe ao possuidor do terreno se desejar formalizar a propriedade.

Qual significado de avaliação ?

A avaliação de imóvel é o processo pelo qual se determina o valor de mercado de uma propriedade. Esse procedimento é crucial para diversas situações, como compras e vendas, processos de financiamento imobiliário, questões legais como heranças e divisões de bens, e até para fins fiscais e de seguro.

Avisei a proprietária que vou sair em maio devo pagar o mês ou estou na fiança?

A menos que o contrato especifique que você pode usar a fiança para cobrir o aluguel de maio ou permita sair mais cedo sem penalidades, você provavelmente terá que pagara o aluguel de maio. É importante revisar o contrato para confirmar essas condições.

Está correto os valores que estão me cobrando?

Se o contrato de aluguel indica que avigência começa em 01/04/24, você não deveria ser cobrado pelos dias anteriores a essa data, a menos que haja uma cláusula específica no contrato que permita essa cobrança. Recomendo verificar o contrato para essa cláusula e, se não houver, discutir o assunto com a imobiliária.

como eu posso sabe qual o número da casa?

Você pode descobrir a partir de contas de serviço (água, luzx, internet, etc) ou no próprio contrato de compra e venda, aluguel ou escritura da propriedade.

Estou vendendo um imóvel dê usucapião, tenho que fazer o recolhimento de ganho de capital na venda?

Sim, ao vender um imóvel adquirido por usucapião, você deve recolher o imposto sobre ganho de capital, que é calculado sobre a diferença entre o valor de venda e o valor de aquisição do imóvel.

Como faço para reaver o valor de aluguel que está na conta do corretor que faleceu?

Você deve entrar em contato com os herdeiros ou o administrador da herança do corretor para solicitar a transferência de fundos. É recomendável buscar auxílio jurídico para facilitar o processo. Se decidir fazer um novo contrato direto com o inquilino, você pode simplesmente negociar os termos diretamente com ele e formalizar um novo contrato de aluguel.

tenho direito a multa inicial , estando no aditivo ?

Sim você tem direito a uma compensação se o proprietário pediu apartamento de volta antes do término do prazo estipulado no aditivo do contrato de aluguel desde que o aditivo mantém as mesmas cláusulas do contrato original incluindo aquelas sobre a quebra de contrato é recomendável consultar um advogado para confirmar seus direitos assegurar a aplicação correta das cláusulas contratuais.

Proprietário quer acompanhar mudança sem concordância, o que faço?

Você tem o direito à privacidade e posse do imóvel até entrega oficial das chaves ponto se o proprietário insistir em acompanhar a mudança sem sua concordância, você pode explicar seus direitos de privacidade e, se necessário, a polícia em caso de tentativa de entrada sem permissão vírgula o que pode ser considerado invasão de domicílio. É aconselhável também comunicar essa situação por escrito ao proprietário, reforçando o seu direito de privacidade até o término do contrato.

Posso tirar o portão eletrônico do inquilino?

Não, como proprietário, você não pode retirar o portão eletrônico enquanto o imóvel estiver alugado e em uso pelo inquilino, especialmente se ele faz parte das instalações acordadas no contrato de aluguel. Remover ou modificar instalações sem o consentimento do inquilino pode violar os termos do contrato de aluguel e leis locais de locação.

38475 ivan-andrade