Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como cancelar contrato com a imobiliária?

Sou proprietária de um imóvel e a imobiliária que administra já está comigo há mais de 20 anos. Mas desde do ano passado o repasse do aluguel vem com um atraso de 20 dias ou mais. A inquilina informou que paga em dia. Já tentei de todas as formas, inclusive de forma amigável, mas não aguento mais. A situação ficou insustentável, mês passado não recebi. Todas as vezes que ligo lá eles prometem pagar, mais não pagam no dia prometido. Ele disse que a inquilina renovou o contrato e aceitou o reajuste. Minha pergunta é: qual o procedimento para retirar o imóvel da imobiliária? Preciso protocolar em cartório a carta informando? E em relação ao seguro fiança, eles devolvem o dinheiro?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Como cancelar contrato com a imobiliária?

Sou proprietária de um imóvel e a imobiliária que administra já está comigo há mais de 20 anos. Mas desde do ano passado o repasse do aluguel vem com um atraso de 20 dias ou mais. A inquilina informou que paga em dia. Já tentei de todas as formas, inclusive de forma amigável, mas não aguento mais. A situação ficou insustentável, mês passado não recebi. Todas as vezes que ligo lá eles prometem pagar, mais não pagam no dia prometido. Ele disse que a inquilina renovou o contrato e aceitou o reajuste. Minha pergunta é: qual o procedimento para retirar o imóvel da imobiliária? Preciso protocolar em cartório a carta informando? E em relação ao seguro fiança, eles devolvem o dinheiro?

Respostas (9)

há 5 anos

Para retirar o imóvel da imobiliária você deve rescindir o contrato de administração. Como a inquilina renovou o contrato se a renovação foi escrita os honorários são devidos novamente e por isso você não recebeu no mês da renovação. Foi cobrada nova taxa de intermediação pela negociação que a imobiliária fez com a inquilina para mantê-la no imóvel, visto que bom inquilino a gente negocia e mantém. Portanto até aqui tudo legal. O atraso no repasse é que é o problema então você irá rescindir o contrato e pagar a multa prevista se existir. Se não existir multa no contrato de administração que é antigo, nada pagará. Faça notificação de rescisão contratual por inadimplência da imobiliária no repasse dos alugueis informando não ser mais do seu interesse continuar a administração com a mesma por não ter sido sanada a reclamação de atraso no repasse de alugueis que foram pagos em dia pela inquilino. Faça em duas vias e leve pessoalmente na imobiliária solicitando a rescisão. Com a rescisão assinada pelas partes, você cancela a procuração caso tenha sido feita em cartório e ai sim comunica a inquilina de que você administrará a locação. O contrato de locação com a inquilina você não pode desfazer, já foi renovado e é direito dela seguir a locação pelo prazo da renovação(art.4 da lei 8.245/91).

há 4 anos

Basta fazer uma notificação para imobiliária informando que você não quer mais os serviços prestados pela mesma, você pode dar um prazo para que o tramite ocorra para que eles entreguem o contrato de aluguel para você escolher uma outra imobiliário.

há 4 anos

Até onde eu sei não há nada que impeça você retirar Esse contrato Porém precisa verificar o que foi assinado que que tá escrito no contrato de gestão imobiliária ? Existe alguma multa presente caso você saia antes antes do término de contrato ?

Compartilhe esta Pergunta