Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quando posso pedir de volta o imóvel alugado sem pagar a multa?

Boa tarde, fiz um contrato de 6 meses com o inquilino é o mesmo alega que após estes 6 meses ainda tem mais 30.dias para sair, isso procede ou posso solicitar a saida no quinto mês para fechar os seis ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Quando posso pedir de volta o imóvel alugado sem pagar a multa?

Boa tarde, fiz um contrato de 6 meses com o inquilino é o mesmo alega que após estes 6 meses ainda tem mais 30. Dias para sair, isso procede ou posso solicitar a saida no quinto mês para fechar os seis ?

Respostas (11)

há 5 anos

Na verdade nem você pode pedir o imóvel nem o inquilino tem 30 dias para sair. O contrato com prazo menor que 30 meses se prorroga automaticamente por prazo indeterminado e você proprietário somente pode pedir o fim do contrato de comum acordo com o inquilino isto é, se ele quiser desocupar ou por denuncia cheia nos casos do artigo 47 da lei 8.245/91. Se o inquilino desejar continuar a locação estando em dia com o aluguel e sem nenhuma infração você ficará preso ao contrato até que a locação complete 5 anos. Portanto se o inquilino for consultar um profissional irá descobrir que pode fazer uso do direito de continuar a contrato. Portanto concorde com os 30 dias que ele solicitou e quando encerrar no recibo coloque desocupação de mutuo acordo.

há 2 anos

Na verdade ao encerrar os 6 meses de locação residêncial, o inquilino não precisa sair do imóvel até completar 5 anos de contrato, este é o risco em que você locador assume ao fazer um contrato inferior a 30 meses conforme se pede na lei 8.245/91 a lei do inquilinato.

Compartilhe esta Pergunta