Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Locatária assinou rescisão desde fev/21 e não sai do imóvel, devo deixar de pagar as contas de água e luz?

Aluguei em nov/20 por 12 meses um apartamento mobiliado, que pelo valor total inclui todas as taxas e a parte luz e gás. Recebi 3 meses de caução e consta em contrato que o não cumprimento do mesmo, não há reembolso. A locatária informou que queria deixar o imóvel e assinou a rescisão em fevereiro/21 , então ele pagou março e agora em abril não pagou. As contas de luz e gás estão em meu nome, bem como internet, etc. Eu não tenho como pagar a conta se não recebi e portanto a luz será cortada pois o contrato de locação foi rescindido. Nesse caso pergunto: Estou no meu direito em não pagar a conta de luz e de gás? Grata pela resposta.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Locatária assinou rescisão desde fev/21 e não sai do imóvel, devo deixar de pagar as contas de água e luz?

Aluguei em nov/20 por 12 meses um apartamento mobiliado, que pelo valor total inclui todas as taxas e a parte luz e gás. Recebi 3 meses de caução e consta em contrato que o não cumprimento do mesmo, não há reembolso. A locatária informou que queria deixar o imóvel e assinou a rescisão em fevereiro/21,então ele pagou março e agora em abril não pagou. As contas de luz e gás estão em meu nome, bem como internet, etc. Eu não tenho como pagar a conta se não recebi e portanto a luz será cortada pois o contrato de locação foi rescindido. Nesse caso pergunto: Estou no meu direito em não pagar a conta de luz e de gás? Grata pela resposta.

Respostas (7)

há 5 anos

Não existe rescisão de contrato de locação se o locatário não desocupou o imóvel, segue morando e ainda fazendo despesas. Primeiro se dá aviso de saída, desocupa retirando todos os pertences, entrega as chaves a você no ato da vistoria final quando você entrega o recebido de chaves e de quitação após verificar que não tem mais nada do inquilino dentro do imóvel. Somente neste ato ao constatar que o imóvel está ok é que assinam o resilição do contrato e você devolve a caução e troca o segredo da fechadura garantindo que ela não acesse mais o imóvel. Se o lcoatário ainda está com os pertences no imóvel, não há que se falar em rescisão porque o imóvel está ocupado e o contrato segue. Portanto a assinatura do documento perdeu valor, a locação continua e os valores como aluguel e taxas continuam sendo devidos até a entrega das chaves a você. Se você cortar agua e luz vai ser processada e te garanto que vai perder. Se deixa a luz e água em teu nome é teu dever manter em dia os pagamentos e cobrar do inquilino. Não existe na locação residencial esse acordo de "se não me pagar não tenho como pagar". Está tudo errado. Chame a locatária informe que o contrato continua vigente por ausência de desocupação, que a caução fica retira até desocupar e quitar todos os valores em aberto e que será usada a parte que cabe para quitar luz. Ou você passa a agir dentro da lei e da forma correta ou terá problemas futuros bem maiores. Se o que você coloca em contrato não está dentro da lei 8.245/91,é nulo, não tem valor e não precisa ser cumprido. Pague luz e gás e acione cobrança e for o caso ou informe por escrito que usará a caução. Nunca permita que a caução seja usada para pagar os últimos alugueis. É garantia inclusive de reforma de entrega e consertos. Você precisa de um contrato correto, assessoria adequada e principalmente saber o que pode ou não ser feito.

há 4 anos

Você deveria ter exigido a mudança de titularidade. Estando as contas no seu CPF a responsabilidade pelo pagamento é sua. Você até pode não pagar e deixar que as concessionárias cortem o serviço mas a dívida ficará no seu CPF até o pagamento.

há 3 anos

Se o contrato foi reincidido e foi paga a multa contratual. A responsabilidade dos pagamento a partir da data de desocupação do imóvel é do proprietário. A caução serve para pagar os possíveis débitos deixado pelo inquilino.

há 2 anos

Primeiro, sua locatária não é obrigada a sair do imóvel até completar 5 anos de locação, não existe contrato de locação residêncial de 12 meses, deveria ser de 30 meses com a cláusula que após 12 meses ela poderia sair sem pagar multa, e a respeito das contas de água e luz deveriam estar no nome da inquilina, se ela estiver pagando, você não pode solicitar que corte, correndo o risco de indenizar ela.

Compartilhe esta Pergunta