Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso vender um imóvel quando ele ainda está em processo de inventário?

Posso vender um imóvel quando ele ainda está em processo de inventário? Estando todos os herdeiros em comum acordo.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Posso vender um imóvel quando ele ainda está em processo de inventário?

Posso vender um imóvel quando ele ainda está em processo de inventário? Estando todos os herdeiros em comum acordo.

Respostas (11)

há 3 anos

Bom dia Flavio! Tudo bem? Se há inventario deve ter advogado patrocinando a causa, portanto, você deve pedir a ele tais informações que com certeza ele te mostrará o caminho mais adequado, uma vez que precisa verificar em que pé está o andamento do processo. Boa sorte!!

há 3 anos

Vocês estarão vendendo só os direitos hereditários de vocês porque sem inventário vocês não têm a propriedade E nesse tipo de transação em que o comprador corre riscos e dispõe do dinheiro à vista evidente que o valor conseguido pelo imóvel será bem menor do que se conseguiria por um imóvel regular.

há 3 anos

Pode, através de um contratro de compra e venda. Deve constar uma cláusula que informe que o imóvel esta em porcesso de invetário, deve se também colocar um prazo par que a venda possa ser finaliza. Lembrando que a tranferenciae financiamentos somente serao comcretizados depois de finalizado o processo de invetario.

há 3 anos

Possível é, mas na grande maioria das vezes não vale a pena. Isso porque por vias de fato você não pode vender imóvel em inventário, nem alguém que compre poderá registrar. No entanto, dependendo da sua necessidade de venda rápida, e do imóvel estar em acordo com todos os demais aspectos legais, fiscais, entre outros, e estiverem dispostos a desprender um capital, a única forma possível é por meio de alvará judicial. Mas tenha em vista que isso envolve custos com advocatícios que representarão um pouco do dinheiro adquirido na venda, a menos que um dos herdeiros seja advogado com OAB e poça solicitar o alvará, se, e quando, o juiz liberar esse alvará, o imóvel pode ser vendido. Saliento também que só vale a pena caso já tenha um comprador. Em geral, a menos que tenham outros procedimentos com outros bens "travando" o inventário, o processo de finaliza-lo deve ser mais rápido do que conseguir o alvará. Espero ter ajudado!

Compartilhe esta Pergunta