Pergunta
Deve ir ao cartório de registro com a escritura e a taxa de ITBI paga.
há 8 meses
6Valeria Lima Negócios Imobiliários
Teresa Conte
Perguntador
há 8 meses
Como posso fazer para registrar venda de imóvel usado?
Respostas (10)
Valeria Lima Negócios Imobiliários
Imobiliária
Respostas: 1.795
há 8 meses
Deve ir ao cartório de registro com a escritura e a taxa de ITBI paga.
Maura Alves
Corretor de imóveis
Respostas: 5.245
há 8 meses
CartÓrio de Registro de Imóveis da região onde ele está localizado.
Cosimo Ciminelli
Corretor de imóveis
Respostas: 846
há 8 meses
ImÓveis cujo valor é superior a trinta (30) salário mínimo. Devem obrigatoriamente ser transferido por meio de escritura pública lavrada por um Tabelião de notas. A escritura pública é um dos documentos que podem entrar na folha Real (podem ser registrado na matricula do imóvel), sendo que o registro é o ato que confere a propriedade do imóvel, fazendo jus ao ditado: "quem não registra não é dono".
Cerigatto
Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.402
há 8 meses
Basta levar todos os documentos necessários ao cartório de registro de imóveis no município onde se localiza o imóvel da circunscrição regional do cartório.
Rodrigo Ferreira Silva
Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 1.659
há 8 meses
Se for relacionado ao registro na matrícula basta ir com o contratos documentos no cartório do registro de imóveis na qual ele está registrado e fazer averbação.
Bahuan Imóveis
Imobiliária
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.065
há 8 meses
Pode fazer no cartório de registro de imóveis.
Leonardo Gama Creci 27017-ba/4715-se
Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 1.447
há 8 meses
Prepare um contrato de compra e venda detalhando os termos da transação, incluindo preço, condições de pagamento e datas relevantes. Ambas as partes (comprador e vendedor) devem assinar o contrato. Verifique e pague os impostos relacionados à venda, como Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) ou Imposto de Renda sobre o Ganho de Capital (se aplicável). Emita uma Certidão Negativa de Débitos do imóvel para garantir que não haja pendências fiscais ou judiciais. Leve o contrato de compra e venda ao cartório de registro de imóveis. O cartório registrará a transferência de propriedade e emitirá uma matrícula atualizada. Pague as taxas cartorárias necessárias para efetuar o registro. ApÓs o registro, atualize o cadastro do imóvel junto aos órgãos competentes, como prefeitura e concessionárias de serviços públicos.
Alvim Leste Imóveis
Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 18.593
há 8 meses
ImÓvel novo ou usado seguem a mesma legislação: escritura lavrada em qualquer cartório de notas do país e registro no cartório de registro de imóveis que atende ao endereço.
Imóvel Guide
há 8 meses
Estelina .h. Caetano
Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 3.796
há 7 meses
Deve ser feito no registro geral de imóvel.