portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

6

A imobiliária tem o dever de entregar cópia do contrato, no ato de sua assinatura. Em caso de extravio podes solicitar uma cópia. Caso persistir entrar com processo.

há 2 anos

62

Fabio Bertao

imóvel guide usuário

Marcos Henrique

Perguntador

há 2 anos

Aluguei mas não recebi o contrato o que faço?

Fiz uma locação de um imóvel através de uma corretora, paguei como garantia 2 meses, estou no imóvel a 3 meses e a corretora nunca me entregou o contrato de locação mesmo eu cobrando. Quando foi na semana passada chegou em minha porta uma advogada e corretora que estaria assumindo o imóvel. E que segundo ela a proprietária desconhecia que o imóvel estava alugado, no entanto afirma que estava recebendo o aluguel. A advogada (da proprietária) quer que eu pague nova caução não reconhecendo a caução anterior pago a outra. E a mesma fez insinuação de que poderia estar " invadindo" o imóvel. Eu já enviei o comprovante do depósito e as falas. O que devo fazer? Ela pode agir assim? Peço orientação.

Respostas (6)

Corretor de imóveis

Fabio Bertao

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 403

há 2 anos

A imobiliária tem o dever de entregar cópia do contrato, no ato de sua assinatura. Em caso de extravio podes solicitar uma cópia. Caso persistir entrar com processo.

Corretor de imóveis

Fabiano Massaneiro

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 1.627

há 2 anos

Não elas não podem agir assim não, vamos por parte, se a proprietária afirma estar recebendo o aluguel já é prova de que ela tinha conhecimento da outra corretor, e o problema é dela para reaver a caução, tenha o maximo de provas possível, guarde msg, emais tudo que você puder e diga para elas se virar quanto a caução, qualquer coisa procure um advogado, se você tem provas até mesmo das ameaçãs cabe um processo por perdas e danos e você também pode começar pagar o aluguel em juízo.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Começo informando que você não deveria ter agido assim. Como que você paga um valor e recebe chaves de uma locação que você não assinou contrato e não teve comprovação da Corretora de que esta tinha autorização para a lugar? O erro começou por você e continuou com a proprietária. Se esta estava recebendo o aluguel, tinha conhecimento da locação. Deve ter brigado com a Corretora que reteve sua caução e agira quer que pagues novamente. Por outro lado a advogada não pode agir assim. Você tem o recibo de pagamento da caução para a Corretora e portanto procure imediatamente um advogado para garantir esta locação, afinal não havendo contrato escrito a locação é verbal e a locadora não pode retomar o imóvel de você, por enquanto. A outra Corretora pode ser tua testemunha e te explicar porque não deu para a locadora a tua caução. Agora faça tudo conforme a lei, procure um advogado.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.592

há 1 ano

Pois é o que dá a gente não se preocupar com o pequeno detalhe de contrato, não é mesmo? Se a dona do imóvel não reconhece a locação e se os valores não estão sendo pagos a ela (dona) e sim à corretora o processo judicial de crime será contra essa corretora. Ela pertence a alguma imobiliária? Tem CRECI?

Faça uma nova pergunta: