Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Bom dia, Comprei um imóvel em 2019 e registrei a compra no CRI local.

Bom dia, Comprei um imóvel em 2019 e registrei a compra no CRI local (em Brasília), mas até hoje ele consta na cadastro do Secret Fazenda do DF no nome do antigo proprietário. Na época da compra recolhi regularmente o ITBI (sem o qual não conseguiria registrar o imóvel no meu nome no CRI). Procurei a secretaria Fazenda do DF que solicitou o recibo do recolhimento do ITBI, que infelizmente não encontrei. Penso que a Secretaria deva ter o registro do recolhimento do ITBI em seu sistema e poderia fazer regularização de forma simples e sem burocracia, mas não é o que está acontecendo. Por gentileza, poderiam me.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Bom dia, Comprei um imóvel em 2019 e registrei a compra no CRI local.

Bom dia, Comprei um imóvel em 2019 e registrei a compra no CRI local (em Brasília), mas até hoje ele consta na cadastro do Secret Fazenda do DF no nome do antigo proprietário. Na época da compra recolhi regularmente o ITBI (sem o qual não conseguiria registrar o imóvel no meu nome no CRI). Procurei a secretaria Fazenda do DF que solicitou o recibo do recolhimento do ITBI, que infelizmente não encontrei. Penso que a Secretaria deva ter o registro do recolhimento do ITBI em seu sistema e poderia fazer regularização de forma simples e sem burocracia, mas não é o que está acontecendo. Por gentileza, poderiam me.

Respostas (6)

há 3 anos

Para que facilitar se podem complicar. Se o registro esta em seu nome ná motivo para pedirem o recibo. Apresente a matricula do imovel em seu nome. Se houver questionamento, diga que vai acionar a justiça. A matrícula atualizada você solicita no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde está o imóvel.

há 3 anos

O CRI tem o prazo de 30 dias pra Averbar o imovel em nome do novo comprador, que por sua vez devera arcar NAO SOMENTE com as custas de ITBI, mas tambem com as custas do cartorio. O cartorio tera o prazo de 15 dias para informar quaisquer prenotacoes, sem custas para o novo proprietario. Apos resolvidas as prenotacoes (se houver), o cartorio reinicia o processo de averbacao e registro em nome do novo proprietario, que por sua vez (apos os 30 dias) devera se encaminhar ao cartorio para retirar sua Matricula JA DEVIDAMENTE REGISTRADO EM SEU NOME, ou seja, se passado os 30 dias AINDA nao tiver em seu nome, provavelmente houve prenotacao e vc nem se ligou, ou talvez nao tenha pago as custas do cartorio.

há 3 anos

Para solicitar alteração dos dados de imóvel (alteração de titularidade do IPTU) você deverá acessar o "Atendimento Virtual" e registar a solicitação em Todos os Serviços, Assunto IPTU/TLP" e Tipo de Atendimento "Cadastro de Imóveis - Solicitar Alteração de Propriedade/Titularidade - Serviço". Anexar a Certidão de ônus atualizada. https://www2.agencianet.fazenda.df.gov.br/Atendimento/.

Compartilhe esta Pergunta