🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

Documentos necessários para emitir a escritura de imóvel cópia autenticada do RG e CPF de todos os proprietários; certidão de casamento atualizada; pacto antenupcial registrado ou da Escritura Pública de pacto antenupcial; endereço; profissão de todos os proprietários e cônjuges.

há 8 meses

30
imóvel guide usuário

há 9 meses

O que é preciso para fazer o registro de um imóvel?

Respostas (9)

há 8 meses

Documentos necessários para emitir a escritura de imóvel cópia autenticada do RG e CPF de todos os proprietários; certidão de casamento atualizada; pacto antenupcial registrado ou da Escritura Pública de pacto antenupcial; endereço; profissão de todos os proprietários e cônjuges.

há 9 meses

O primeiro passo, antes do registro do imóvel, é a emissão da escritura, que também é feita no Cartório de Imóveis. Para isso, você precisará apresentar a cópia do contrato de compra e venda assinado e documentos pessoais do comprador e do vendedor. A partir de então, o tabelionato confeccionará a minuta da Escritura e a encaminhará para o comprador e o vendedor validarem o documento. Em posse da escritura, o comprador deverá pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), os custos do cartório e outros possíveis impostos municipais ou estaduais. Depois de realizar esses pagamentos, o tabelionato fará a lavratura da escritura e coletará a assinatura das partes envolvidas, entregando o traslado de escritura para o comprador. A partir de então, o comprador deverá encaminhar esse traslado, junto dos comprovantes de pagamento dos impostos e taxas para que o Cartório efetue o registro na Matrícula do Imóvel. O prazo para o cartório registrar a escritura é de 30 dias. Após finalizado o processo, o cartório entrega ao comprador a matrícula atualizada do imóvel, já constando o registro do imóvel no nome do comprador.

há 9 meses

Comprador É preciso apresentar ao cartório: – a escritura ou contrato de financiamento com instituição financeira do imóvel; – CPF e RG; – certidão de casamento. Imóvel Também será preciso apresentar documentos relativos ao imóvel, como: – IPTU (garantindo que não existem débitos); – Certidão vintenária (documento necessário para fazer a transferência de imóveis e informa os dados dos últimos 20 anos do imóvel, como hipotecas, pendências judiciais, etc.); – Matrícula atualizada; – Contas de água, energia e condomínio (se houver). Imóveis financiados Nesse caso, para registrar a compra e venda ou alienação fiduciária, o comprador deverá apresentar os documentos para registrar imóvel como o comprobatório de aquisição ou o contrato de financiamento com o banco, além de: – IPTU do ano corrente; – Comprovante de pagamentos estaduais ou municipais; – Cópias autenticadas do CPF e RG; – Certidão de casamento. Lembrando que, dependendo da situação jurídica do bem, o cartório poderá solicitar outros documentos para registrar imóvel. Por isso, sempre se informe antecipadamente para conseguir agilizar o processo.

há 9 meses

Cópia do título aquisitivo; Certidão de Propriedade, com negativa de ônus e alienações, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis da Capital; Certidões Negativas dos Cartórios de Protestos da Capital, abrangendo o período de cinco anos anteriores à data

há 9 meses

ter lavrado a escritura, ter pago as devidas taxas alem dos documentos pessoais

há 9 meses

Tendo com os documentos pessoais do comprador. E o contrato de compra e venda. E com as certidões públicas

há 9 meses

Com as documentações citadas acima por meus colegas é só se dirigir ap cartório

há 8 meses

O registro de imóvel é feito logo após a assinatura da escritura. Então será encaminhada ao cartório de registro de imóveis.

há 9 meses

Os documentos do imóvel, a serem apresentados por ocasião da lavratura da escritura são: Certidão de inteiro teor do imóvel atualizada, certidão de ônus reais e ações do imóvel; Certidão de Valor Venal (expedida na prefeitura) ou o IPTU, com a negativa de débitos; Guia de Recolhimento do ITBI/ITCMD

Faça uma nova pergunta:

Perguntas Relacionadas

imóvel guide usuário

Quem escolhe qual cartório vai ser registrado o imóvel?

Manoel há 1 ano 13
imóvel guide usuário

Quanto tempo o cartório demora para fazer o registro de um imóvel?

Paulo Roberto Chagas há 1 ano 12
imóvel guide usuário

Consigo consultar o registro de um imóvel pelo nome do proprietário?

Joice Martins há 11 meses 12
imóvel guide usuário

Quando compro um terreno preciso registrar a planta baixa?

Sérgio Meira Veiga há 8 meses 11
imóvel guide usuário

Posso registrar o imóvel em qualquer cartório?

Alessandra Bastos há 8 meses 12
imóvel guide usuário

Registro de imóveis como consultar?

Arlindo P. há 6 meses 12
imóvel guide usuário

Quanto custa para fazer o registro de um imóvel?

Regiane há 1 ano 10
imóvel guide usuário

Como descobrir o cartório de registro do meu imovel?

Moisés há 1 ano 11
imóvel guide usuário

Posso comprar um imóvel que não tem registro?

érica Dias há 8 meses 11
imóvel guide usuário

Qual documento do meu imóvel eu preciso ter em casa?

Gleice Santana há 1 ano 10