Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que devo fazer para registrar imóvel?

Boa tarde quitei meu apartamento financiado pela caixa enconomica, gostaria agora fazer registro de imóvel por conta própria, mais não tenho nen uma noção por onde começar, administradora não dá nen uma informação, até porque eles querem q eu faço com eles, mais no momento não tenho 4 mil reais pra pagar e gostaria eu mesmo fazer, sou de Curitiba alguém pode me dar informações obrigado.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

O que devo fazer para registrar imóvel?

Boa tarde quitei meu apartamento financiado pela caixa enconomica, gostaria agora fazer registro de imóvel por conta própria, mais não tenho nen uma noção por onde começar, administradora não dá nen uma informação, até porque eles querem q eu faço com eles, mais no momento não tenho 4 mil reais pra pagar e gostaria eu mesmo fazer, sou de Curitiba alguém pode me dar informações obrigado.

Respostas (9)

há 4 anos

É simples. Solicita a carta de quitação da alienação ao gerente. Vai até o registro de imóveis com a carta de quitação com assinatura do gerente reconhecida firma, procuração do gerente (onde autoriza ele assinar pelo banco), capa de iptu, certidão negativa receita federal. O cartório de registro de imóveis emite um boleto para pagar (tx para dar baixa na alienação). Fazendo o pagamento é só aguardar a matrícula atualizada averbada.

há 4 anos

Não sei como funciona em Curitiba; aqui em São Paulo basta levar o termo de quitação fornecido pela Caixa ao cartório de registro de imóveis que registrou o contrato. Portanto meu melhor conselho a você é que reporte-se ao cartório de registro de imóveis e informe-se. Vai economizar bastante.

há 3 anos

Primeiro passo é pegar o termo de quitação na Caixa Econômica. O segundo passo é apresentar esse termo no cartório de registro de imóveis onde foi registrado o financiamento. Desconheço necessidade de intermediário, em São Paulo o próprio interessado faz tudo. Consulte o cartório para saber o custo.

há 3 anos

A CEF emite um documento que é a quitação da hipoteca, que deve ser levada ao registro de imóveis para dar baixa na dívida junto a CEF. No cabeçalho da matrícula /registro do imóvel aparece em qual zona está o seu imóvel. Procure pelo endereço e faça sua averbação.

há 2 anos

Vamos lá. O processo é bastante simples e se resume a: Você deve solicitar junto a CAIXA a carta de quitação do financiamento. De posse da carta você vai a Cartório de registro de imóveis e faz o requerimento da baixa da alienação fiduciária, em mais ou menos 15 dias, a baixa estará averbada na matricula do imóvel e você recebe uma Certidão da matricula atualizada. Pronto processo encerrado. O custo desse processo é de mais ou menos 0,25% do valor declarado na carta de quitação (valor que foi financiado). Ex. Se o valor financiado foi de R$200.000,00 o custo da averbação será de R$500,00.

Compartilhe esta Pergunta