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Pergunta

8

Documentos para venda de imóvel – Vendedor Cópia da Cédula de Identidade (RG); Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cópia do Comprovante de Residência; Cópia do Comprovante de Estado Civil ; Certidões Negativas

há 3 anos

108

Lima

imóvel guide usuário

Hamilton

Perguntador

há 3 anos

O que é preciso para vender um imóvel?

Tenho que providenciar alguma documentação, ou tenho que fazer algum cadastro, como funciona exatamente?

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Lima

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 5.959

há 3 anos

Documentos para venda de imóvel – Vendedor Cópia da Cédula de Identidade (RG); Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cópia do Comprovante de Residência; Cópia do Comprovante de Estado Civil ; Certidões Negativas.

Corretor de imóveis sem foto

Rita De Cássia Pereira De Faria

Corretor de imóveis

Respostas: 195

há 3 anos

Sim, são varias documentações, certidões de todos os envolvidos na compra e vendas.

Corretor de imóveis

Cerigatto

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 20.402

há 3 anos

Para concluir a negociação será preciso solicitar alguns documentos em seu nome (vendedor) e do seu cônjuge, se houver. Eles são: • documentos de identidade; • CPF (do vendedor e do cônjuge); • certidão de nascimento ou de casamento, se o vendedor for casado; • certidão de distribuidor civil; • certidão de feitos da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho; • certidão negativa do ofício de interdição e tutelas. Tambem os documentos sobre o imóvel garantem ele está registrado de forma correta e que não há dívidas atreladas a ele. Eles podem ser obtidos em Cartórios de Notas — de preferência, dos compradores e vendedores, se for possível. • cópia autenticada da escritura definitiva do imóvel em nome dos vendedores, que deve estar registrada no Cartório de Imóveis; • certidão negativa vintenária de ônus reais. Esse documento descreve a situação de um imóvel nos últimos 20 anos, trazendo dados importantes sobre a sua utilização; • registro de ações reipersecutórias e alienações. O documento informa se a propriedade já foi negociada ilegalmente e pode ser obtido no Cartório de Registro de Imóveis; • planta do imóvel. Deve ser aprovada pela prefeitura ou assinada por engenheiro arquiteto; • cópia autenticada do IPTU do ano e parcelas pagas; • certidão negativa de impostos e de débitos condominiais, caso o imóvel seja um apartamento; • averbação da construção. Esse documento é entregue pelo Cartório de Registro de Imóveis.

Corretor de imóveis

Alexandre Oliveira Fonseca

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 969

há 3 anos

É necessário ser proprietário de imóvel registrado em seu nome no cartório de imóveis que representa sua matricula, não estar devedor ou insolvente, não ter execução fiscal ou judicial correndo ou transitando na justiça. Estar quites com débitos de iptu e condomínio. procurar um corretor de imóveis credenciado de sua confiança ok.

Corretor de imóveis

Vanderson Ferri

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata Troféu de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 8 - Especialista

Respostas: 10.102

há 3 anos

Ter a documentação do imóvel em dia sem nenhuma pendência.

Corretor de imóveis

Abravanel

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 2.418

há 3 anos

Cópia da Cédula de Identidade (RG); Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cópia do Comprovante de Residência; Cópia do Comprovante de Estado Civil ; Certidões Negativas.

Corretor de imóveis

Zafir Russo

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 7.440

há 3 anos

Quando você decide comprar um imóvel, precisa ter certeza de que a venda será segura. Uma das maneiras de descobrir isso é tirar as certidões negativas do proprietário da casa ou do apartamento. Essas certidões são documentos que mostram a real situação financeira do proprietário, por exemplo, se ele tem nome protestado, processo civil ou trabalhista. De que forma essas certidões negativas podem me ajudar? Funciona assim: se o proprietário está com algum processo na Justiça, ele pode começar a vender todo patrimônio que tem para não quitar a dívida. Mas se a Justiça percebe isso, ela anula todos os negócios de compra e venda que o proprietário fizer. Nisso, você pode perder o imóvel que comprou e dificilmente conseguirá o dinheiro de volta. Então, ao verificar as certidões negativas antes de fechar o negócio, você reduz as chances de ter este tipo de problema. Mas se alguma delas for positiva, quer dizer que há riscos de perder o imóvel que comprou. Certidões negativas para compra ou venda do imóvel: onde tirar Algumas empresas prestam esse serviço, mas cobram. Se quiser buscar as certidões por conta própria, confira abaixo os principais documentos que você precisa levantar e onde encontrá-los. 1. Certidão negativa de Ações Trabalhistas Onde conseguir: você tira online aqui. Uma das entidades que permite consultar pendências judiciais trabalhistas é o Tribunal Superior do Trabalho, o TST. O documento esclarece a situação do indivíduo no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas. Dessa forma, você consegue identificar se o dono do imóvel que está sendo vendido não possui pendências judiciais com funcionários ou empresas. 2. Certidão negativa da Justiça Federal Onde conseguir: procure o Fórum da Justiça Federal neste site. O documento esclarece a situação legal do responsável perante o judiciário federal. 3. Certidão negativa de Ações Cíveis Onde conseguir: procure o Fórum da Justiça Federal neste link. A certidão confirma se o indivíduo não está em processos judiciais envolvendo familiares, bens pessoais ou heranças. 4. Certidão negativa das Ações da Fazenda Estadual Onde conseguir: procure a Secretaria da Fazenda do seu estado. O documento formaliza possíveis pendências do dono do imóvel em relação a tributação estadual onde o imóvel está localizado. 5. Certidão negativa das Ações da Fazenda Municipal Onde conseguir: procure a Secretaria da Fazenda do seu município. O documento formaliza possíveis pendências do dono do imóvel em relação a tributação municipal onde o imóvel está localizado. 6. Certidão negativa das Ações em Família Onde conseguir: procure o Fórum cível da sua cidade. Trata-se de comprovar pendências fiscais, possíveis situações de falência e recuperações judiciais. 7. Certidão negativa do Cartório de Protestos Onde conseguir: procure o Cartório de Protestos da sua cidade. Essa certidão esclarece se o indivíduo não possui dívidas em protesto ou pagamentos não realizados. 8. Certidão negativa da Dívida Ativa da União/ Negativa do Imposto de Renda Onde conseguir: nos postos da Receita Federal. Encontre uma unidade aqui. A certidão garante que o proprietário não possui pendências do Imposto de Renda ou outra cobranças de dívidas ativas.

Corretor de imóveis

Roberto Da Rocha Leonardo

Corretor de imóveis

Respostas: 16

há 3 anos

Contratando um Corretor de Imóveis e ou Imobiliária celebrando um Contrato de Prestação de Serviços Imobiliários.

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