<< Ver Todas as perguntas do Fórum
FAZER UMA PERGUNTA
Pergunta
Postada na Categoria:
Postado - há 1 ano
Respostas - 13
Acessos - 332

Posso deixar o zelador do meu prédio oferecer meu apartamento?

Coloquei meu apartamento a venda e o zelador disse que ele venderia, porém até onde eu sei isso é proibido, alguém consegue me confirmar?

Respostas (13)

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

- há 2 meses
2376 Pontos

Não, o zelador não é profissional qualificado nem para mostrar teu imóvel, muito menos negociar e vender. Isso é exercício ilegal da profissão. Eu como Corretora que estudo, faço cursos de atualização, atendo bem meu cliente fico indignada com isso e quando sei de casos assim denuncio no CRECI. Se o zelador quiser vender imóveis deve estudar e trabalhar na profissão. No meu condomínio funcionário que faz isso perde o emprego. Ou então acaba-se com o Conselho suas anuidades e a profissão e todos vamos vender.

Corretor de imóveis

Zafir Russo

- há 1 ano
3434 Pontos

Roberto, boa tarde! Você pode até pedir para ele fazer a publicidade, divulgando seu apartamento. Agora vender precisa ser um Corretor com CRECI atualizado!

Corretor de imóveis

Gelson Marinho De Melo

- há 1 ano
19 Pontos

Como o nome diz, Zelador é para zelar do predio. O papel de vender é do corretor de imóveis habilitado.

Corretor de imóveis

Vanderson Ferri

- há 1 ano
3787 Pontos

DIRETO AO PONTO: NÃO MISTURE AS COISAS, O ZELADOR PODE INDICAR O CORRETOR QUE VOCÊ DEIXOU RESPONSÁVEL A VENDER SEU APARTAMENTO. EXISTEM PRÉDIO COM SISTEMA CONCIERGE EM QUE O ZELADOR ATÉ ABRE O APARTAMENTO PRA MOSTRAR PORÉM ELE NÃO É HABILITADO A VENDER.

Oferecer é uma coisa e vender ou alugar é outra!<br />Nada impede que ele ofereça seu imóvel porém não poderá negociar.<br />Você poderá recompensá-lo pela gentileza de oferecer seu imóvel, simplesmente. Claro que o próprio condomínio possui regras de segurança e elas devem ser estritamente seguidas.

Não. Zelador ou porteiro não podem trabalhar como corretor, nem com o CRECI. Ele está vinculado ao prédio e ao fazer isso sem preparo algum põe a segurança em risco. Leia no google. 'Operacão Porteiro Corretor'

Corretor de imóveis sem foto

Soraya Borges

- há 1 ano
70 Pontos

Ele pode indicar para algumas pessoas mas não poderá atuar como corretor .

A transação imobiliária deve ser feita por um corretor ce inóveis com o Creci atualizado

Corretor de imóveis

Gabriel Moura De Sousa

- há 1 ano
42 Pontos

até pode desde que você tenha confiança, mas caso aconteça algo ele consegue tirar o dele da reta sem problemas!

Corretor de imóveis

Lima

- há 8 meses
3403 Pontos

pode porem precisa de um corretor com Creci

Corretor de imóveis

Marcelo Caus Sicoli

- há 8 meses
89 Pontos

Isso é exercicio ilegal da profissao. Assusta verem corretores de imoveis, ainda relativizando esta maxima. O CRECI de muitas estados fiscaliza este contravenção penal. O sindico pode ser responsabilizado.  <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">O CRECI-DF informa que segundo a Lei n°6530/78, a intermediação de imóveis(compra, venda, permuta e locação) só pode ser realizada por pessoa física ou jurídica devidamente inscrita neste conselho.<span style="mso-spacerun: yes;">  </span>A prática dos serviços acima descritos por pessoas não autorizadas como: funcionários de condomínio ou de empresas prestadoras de serviços, caracteriza exercício ilegal da profissão, punível com multa e prisão conforme Decreto Lei n°3688 de 1941 – Lei das Contravenções Penais, sendo também responsabilizados o condomínio e o proprietário do imóvel. </span> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">Portanto, ciente do exposto, contamos com a colaboração dos senhores síndicos e proprietários de imóveis para que não permitam a intermediação de imóveis de pessoas sem habilitação legal para o exercício da profissão. </span> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">Brasília, 01 de fevereiro de 2019. </span> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">CRECI-DF<span style="mso-spacerun: yes;">  </span>GESTÃO 2019-2021<span style="mso-spacerun: yes;">  </span></span> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">Denúncias podem ser enviadas para a ouvidoria da entidade: http://crecidf.gov.br/ouvidoria/<span style="mso-spacerun: yes;">   </span>Telefone: (61)3321-1010</span> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 9.0pt; font-family: 'Open Sans','serif'; color: #4d697c; background: white;">[email protected] </span> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-size: 12.0pt;"> </span>

Corretor de imóveis

Kátia Evangelista

- há 5 meses
196 Pontos

A intermediação imobiliária deve ser exercida pelo corretor de imóveis que é o profissional qualificado e devidamente habilitado pelo Creci para este fim. Qualquer outro profissional, inclusive o zelador ou síndico, que se apoderem dessa função, acabam exercendo ilegalmente a profissão, o que pode resultar em prisão simples (de 15 dias a 3 meses) ou multa. O zelador ou síndico podem apenas indicar o corretor que o proprietário elegeu para trabalhar a venda do seu imóvel.

Corretor de imóveis

Abravanel

- há 4 meses
1698 Pontos

- sim. - porém,para venda somente com corretor.

Faça uma nova pergunta:

PERGUNTAS RELACIONADAS

Corretor de imóveis/Imobiliária você também gostaria de participar do nosso portal?

Anuncie gratuitamente, receba leads, crie banners, faça captações, participe do fórum entre diversas outras vantagens.

Quero me cadastrar

Faça uma pergunta no Fórum!