Fabiano Massaneiro
1.632 Respostas
Agradecimentos: 58.571 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 264 (16%)
Participante desde: 02/2021
Fabiano Massaneiro está entre os TOP 50 corretores(as) com domínio em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Negociação. Imóveis. Condomínio. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 1.632 respostas em nosso fórum.
Estou pagando um financiamento de 30 anos de um imóvel, já paguei uns 10 anos. Se eu casar amanhã a mulher terá direitos?
No que você já pagou não, do casamento para frente sim se for casado em comunhão parcial de bens.
Quero vender um imóvel antes de financiar, mas a corretora quer 6% do valor está correto?
A comissão é devida por quem ta vendendo, só não entendi a parte de financiar.
Fiz um contrato de 12 meses, porém vou sair 3 meses antes, já avisei a imobiliária tenho que pagar a multa?
Sim proporcional ao tempo que falta.
Quem paga por problemas na fiação chuveiro, inquilino ou proprietário?
Se for problema estrutural é seu dever, agora se o problema estar sendo causado pelo aparelho (chuveiro) a responsabilidade é dele.
Estou vendendo o meu imóvel, qual o prazo que o inquilino tem para sair do meu imóvel?
Na verdade se ele bater o pé ele pode ficar até 12 meses pois é o que presumi um contrato verbal além disso o inquilino teria a preferencia de compra, então veja a melhor maneira e um tempo para que ele saia de boa e você não perca o negócio.
A imobiliária parcelou a comissão do primeiro aluguel em 2x. Pode descontar essa comissão + taxa de adm do aluguel nos respectivos meses?
Vamso lá a comissão + a taxa é devida.
Qual o prazo para proprietário pedir imóvel de volta?
O prazo é o termino do contrato, se não tiver explicado no mesmo, você tem de provar o prazo que foi combinado.
Com alteração da data de pagamento do aluguel eu tenho que pagar proporcionalmente?
Ele não pode alterar sem sua concordancia se ocorreu isso tente acordar com ele.
Fiz contrato de aluguel de 4 meses, porém vou sair antes, tenho que pagar os 4 meses?
Se o contrato prevê isso sim.
Preciso avisar que outra pessoa vai dividir o apartamento?
Se a pessoa vai só morar com você não, agora depende se o contrato conste qual pessoa ou pessoas vão morar no imóvel.
Qual o valor de juros por atraso em pagamento de aluguel?
Existe o juros e a multa que pode ser de até 10%.
Comprei um terreno a dez anos não reconheci firma o que devo fazer?
O reconhecimento de firma é mera formalidade, o contrato tem a mesma validade.
Posso desistir da venda de um imóvel, mesmo quando comprador dá sinal?
Pode sim porém terá de devolver o sinal em dobro para o comprador e se o corretor querer ainda pode lhe cobrar o valor dos honorários dele.
Se eu sair do imóvel alugado antes do término do contrato pro ter recebido minha casa própria (Minha Casa Minha Vida) eu recebo a caução de volta?
Olha só você terá de pagar a multa proporcional conforme contrato, sobre a causão depende do estado do imóvel e se ele cobre ou não a multa.
Quais documentos do condomínio são necessários para aquisição de apartamento?
Do condominio você deve exigir a declaração de quitação da adm, mas sobre o passivo do condomínio o comprador assumirá.
Posso invadir uma casa abandonada pela imobiliária que está no anúncio?
Pode você não pode invadir nada.
Posso adquirir um cdhu usado na região do ABC e assumir parcelas restantes?
Esse tipo de imóvel não pode ser vendido, você corre o risco de ficar sem o seu dinheiro e sem o imóvel.
Aluguei meu imóvel e o inquilino não pagou depósito caução, assim ele tem que pagar quando deixar imóvel?
Não a lei diz que se paga pelo mes morado, o aluguel adiantado é um tipo de caução já.
Locador quer quer quebrar contrato ele paga multa para o locatário?
Sim a multa é devida.
Minha inquilina tem o prazo de 30 dias para sair do imóvel após fim de contrato?
Ninguém tem direito a morar tempo algum sem pagar, se ele ficar mais alguns dias precisa pagar esses dias.
Envie uma mensagem para Fabiano Massaneiro