Fabio Bertao
403 Respostas
Agradecimentos: 17.296 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 82 (20%)
Participante desde: 09/2021
Site: https://sites.google.com/view/niteroi-rj/p%C3%A1gina-inicial
Fabio Bertao é Corretor, Perito Judicial / Técnico e Avaliações; Gestão Imobiliária e Projetos; com formação em Engenharia e meio ambiente e gestão de projetos, está entre os TOP 300 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 403 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2016 atuando principalmente nos bairros Niterói e Região Oceânica, e já trabalhou em empresas como: Petrobras, Setal, Qgi, Ertel, Engin, Quinto Andar, Remax e Sicare.
Como saber se prédio tem escritura?
Vá ao Cartório de Registro de Imóveis.
Qual o valor da escritura de um imóvel?
Escrituras são, em regra, de 3% a 5% do valor venal do imóvel.
Quanto custa para realizar a compra de um imóvel à vista?
Custo aproximado de realização de compra de imóvel à vista, em Niterói: (1) Certidões: até R$ 1.000,00 (2) ITBI: 2% do valor de venda do imóvel, validado pela Prefeitura de sua Região. (3) Escritura: até R$ 2.000,00 (0,71%). (4) Laudêmio, caso exista: 2% a 5% do valor de venda do imóvel. (5) Foro de Marinha, caso exista: 5% do valor venal do terreno projetado. (6) RGI: 0,43% do valor de venda.
Como pode ser usado no fundo de reserva do condomínio?
Deve ser usado para custear despesas extraordinárias e a longo prazo para obras de maior valor.
Como é feito financiamento de um imóvel?
Os financiamentos são realizados pelos bancos que pagam ao vendedor a quantia que o comprador quer financiar, a partir daí o comprador deve pagar ao banco que quitou sua dívida, nas taxas acordadas.
Como pode ser anunciado apartamento para alugar?
Capriche nas fotos, faça uma boa descrição do imóvel, seja objetivo na linguagem, encontre uma boa plataforma, coloque os diferenciais do imóvel, conheça o perfil do inquilino, divulgue nas redes sociais, seja flexível, deixe o ambiente organizado e considere um preço justo.
Eu posso rescindir o contrato e pedir a devolução do sinal?
Neste caso a construtora pode reter uma porcentagem média de 20% de acordo com a Lei do Distrato de 2018.
Como posso financiar apartamento na planta?
Na etapa de pré-entrega de chaves (execução de obra) você deve dar a entrada e as parcelas de obra (taxa). No período de pós entrega de chaves você pagará as parcelas de financiamento. Para financiar um imóvel na planta você tem que dar uma entrada de 20 a 30% do valor do imóvel para o órgão financiador. Será necessário assinar um compromisso de compra e venda e nesse momento você receberá o memorial descritivo, que conterá todos os detalhes do imóvel a ser adquirido. O comprador será submetido a uma análise de crédito e sendo aprovado e sua renda permite pagar as parcelas que não podem ultrapassar em 30% a sua renda mensal.
Como posso descobrir dívidas de condomínio do terreno?
A Certidão de Situação Fiscal e Anfitêutica é um documento para fins de compra e venda ou inventátios, fundamental para regularização do imóvel e proteção do comprador.
Como faço para construir pela Caixa Econômica?
Vá até uma agência e apresente a documentação necessária. Após a aprovação do financiamento assine o contrato e receba o cartão CONSTRUCARD e utilize seu cartão.
Como consigo nova escritura de imóvel residencial?
Primeiro passo é descobrir a matrícula do imóvel no registro de imóveis no site do Imóvel Guide e depois dirigir-se ao Cartório de Registro de Imóveis e solicitar uma 2ª via.
Comprador alega quebra de contrato.
Em regra geral deve prevalecer a conservação do negócio, mas comprovando-se a onerosidade excessiva ou descumprimento do pacto contratual o comprador pode entrar na justiça para a devolução do sinal.
Estorno FGTS compra de imóvel.
Em regra a média para se obter o estorno do FGTS são de 15 dias, mas deve-se ter em mente de que tem que ter no mínimo 36 meses de contribuição para se ter este direito.
A inibíamos recebeu o primeiro aluguel e o inquilino não pagou mais o que fazer?
Em regra geral, não. Não cabe a imobiliária a responsabilidade pelo pagamento dos aluguéis e outras taxas e tributos.
Quero desistir de um contrato, mas eles não devolvem o dinheiro pago é certo?
Precisa verificar se a empresa é legal e caso não, faça um boletim de ocorrência policia para denunciar.
Pintura externa do imóvel após assinatura do contrato como é feita
O acordo é a melhor forma para resolver este impasse. Após a pintura deverá ser realizada vistoria e no final deverá entregar o imóvel de acordo com o vistoriado.
Boa noite a imobiliária é responsável pelo inquilino barulhento (casa)?
Não, a imobiliária não é responsável, à menos de má fé constatada. O inquilino deverá respeitar o horário de silêncio, caso contrário poderá ser aberto um boletim de ocorrência sobre o assunto.
Tenho que solicitar a transferência do IPTU ?
A transferência é feita automaticamente após ao pagamento do ITBI.
Posso pedir antecedentes criminais do locatário?
Não é aconselhado pois pode caracterizar prática discriminatória.
Qual a vantagem de comprar uma casa sem uso?
Melhores condições de financiamento, podes escolher áreas comuns e de lazer, maior valor de revenda.
Envie uma mensagem para Fabio Bertao