Ricardo Duque

Ricardo Duque

7.286 Respostas

Agradecimentos: 12.644 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1093 (15%)

Participante desde: 11/2022

SOBRE O RESPONDEDOR:

Ricardo Duque é Corretor de imóveis com formação em Administração incompleto, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Jurídico Imobiliário. Financiamento. Imóveis. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 7.292 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2007 atuando principalmente no bairro Recife E Grade Recife, e já trabalhou em empresas como: Moura Dubeux, Pernambuco Costrutora, Exata Engenharia, Paulo Miranda, Eduardo Feitosa e Nogueira Corretores.

O que quer dizer certidão negativa do imóvel?

Certidão que mostra se há débitos sobre o imóvel.

O que é preciso para mudar o nome no IPTU?

Se comprou o imóvel, quando pagar o ITBI muda automaticamente para o nome do comprador, caso não tenha sido alterado, vá na Prefeitura com os documentos de compra e pessoais e solicite a alteração.

O que fazer para comprar um imóvel no nome do meu filho?

Se for menor terá que ter um tutor e não pode financiar, se for de maior pode financiar e não há restrições.

Posso fazer portabilidade do meu financiamento imobiliário?

Portabilidade pode ser feito de banco para banco, de imóvel par imóvel não pode.

O que devo pagar para tirar matrícula de imóvel novo no cartório?

Pagar ITBI, escritura e registro no cartório de registro de imóveis.

Quem tem nome negativado pode financiar um imóvel?

Não, é necessário limpar o nome.

Como é calculado o ajuste do seu aluguel?

È aplicado o índice anual (especificado em contrato) sobre o valor da parcela.

Posso comprar um imóvel de leilão com a carta de crédito?

Normalmente os leilões são realizados pelo banco que tem os imóveis, mas em alguns casos pode sim.

Melhor banco para portabilidade de financiamento habitacional?

O melhor banco é aquele que lhe oferecer as menores taxas de juros e melhores condições, portanto, é bom pesquisar.

Qual o juros médio do financiamento imobiliário do Brasil?

MCMV fica em torno de 5. 5 % a 6. 5 % SBPE em torno de 9. 5 % a 11 %.

Qual trâmite pra usucapião?

Tem um tempo mínimo residindo no imóvel para entrar com usucapião, pelo menos 5 anos dependendo da região. Só tem direito real sobre o imóvel após a conclusão do processo transitado e concluído.

Consigo tirar o nome da ex antes da escritura ficar pronta?

Tem que ver a data da compra e o regime de casamento, se comprou antes de casar e o regime é de comunhão parcial, ela não tem direito sobre o bem, neste caso, não era para nem por o nome dela.

Como pegar matrícula atualizada de imóvel?

VÁ no cartório de registro de imóveis da região e solicite.

Qual a idade mínima para ser fiador?

O critério é ter renda e nome limpo para ser fiador.

Como pagar IPTU bh atrasado?

VÁ na Prefeitura local e solicite um extrato do débito para pagar.

Qual imposto se paga na doação?

ITCDM para a SEFAZ do seu estado e as averbações no cartório de imóveis da mudança da tituçaridade.

Como resolver problema de ventilação?

Se um apto não consegue resolver, se for casa, veja a posição da ventilação e abra uma janela ou mais.

Posso vender um imóvel com contrato de compra e venda?

Pode sim, mas precisa consultar se o comprador irá aceitar, pois pode haver financiamento.

Qual o tempo para se fazer um inventário?

Se for consensual em torno de 2 anos.

Promessa de compra e venda imóvel?

A promessa de compra é um contrato que expressa a venda do imóvel, mas a propriedade só será definitiva se for escriturado.

Envie uma mensagem para Ricardo Duque

12104 ricardo-duque