Thiago Viveiros

Thiago Viveiros

193 Respostas

Agradecimentos: 6 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 34 (18%)

Participante desde: 08/2023

SOBRE O RESPONDEDOR:

Thiago Viveiros é Corretor de imóveis com formação em Bacharel en direito, Pós graduação em direito imobiliário e Pós graduação em direito civil e processo civil, está entre os TOP 600 corretores(as) com conhecimentos em Jurídico Imobiliário. Locação. Condomínio. Imóveis. Negociação, entre outras. Possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 193 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2021 atuando principalmente no bairro Guarulhos,

Posso mudar a data do pagamento do aluguel em contrato?

Na verdade, o correto seria existir um contrato de locação, mas, se não existe, ambas as partes devem ter o bom senso na locação. Se o seu aluguel vence dia 20 mas você quer mudar para o dia 05, o correto seria você pagar o aluguel normalmente no dia 20 e pagar proporcional do dia 21 ao dia 5. Para fazer esse calculo, pega-se o valor do seu aluguel, divide por 30 e multiplica pelos dias proporcionais (do dia 21 ao dia 05).

Posso ser despejado por falta de pegamento no aluguel?

Me parece que você alugou o imóvel e não apresentou garantia de locação, correto? também irá completar um ano do contrato. Se for isso, a Lei 8. 245/1991 diz que locação onde não há garantia de locação deve ser seu vencimento até o sexto dia útil do mês vincendo. Mas digamos que você possui uma garantia de locação e a imobiliária esteja exigindo outra garantia, primeiro: Não pode existir duas garantia de locação, essa pratica é vedada pelo artigo 37, paragrafo único da Lei 8. 245/1991, mas, se existir uma garantia de locação e a imobiliária quer substitui-la por outra, ela só poderá fazer se estiver dentro das previsões do artigo 40 e incisos da Lei 8. 245/1991.

Proprietário de imóvel pode pedir aluguel e cauções adiantado?

Não esta certo. Se existe uma garantia de locação, seja um, dois ou tres meses de depósito, o proprietário não pode pedir aluguel adiantado, se assim o fizer, ele esta cometendo uma contravenção penal e pode ser até preso com prisão simples de cinco dias a seis meses ou multa de 3 a 12 meses do valor do ultimo aluguel. Amparo pelo artigo 43, III da Lei 8. 245/1991.

Antecipei dois meses de aluguel, quando devo pagar o terceiro mês?

O aluguel começa a correr sempre com a entrega da chave do imóvel para o inquilino.

Posso alugar a minha vaga para pessoas que não moram no condomínio?

Deve consultar o regimento interno ou a convenção de condomínio. Via de regra, nenhum condomínio autoriza a locação de vagas para pessoas que não seja morador do condomínio.

Inquilina pode votar em assembleia ?

Sim, mediante procuração com poderes especificos fornecidos pelo proprietário para a inquilina, importante dizer que, também para ter direito a voto, a unidade não pode estar inadimplente com a cota condominial.

O meu condomínio pode proibir que eu tenha um animal de estimação?

Não, mas ele poderá te multar se o seu animal perturbar o sossego de seus vizinhos, ou você não cumprir o regimento interno quando sair com o seu animal na área comum.

Quais são as regras comuns em relação à convivência em um condomínio?

As regras de convivência em um condomínio esta no regimento interno.

O que precisa para ser um consultor imobiliário?

Não existe essa profissão, esse foi o nome que deram para ludibriar o CRECI e realizarem atividades de corretores de forma irregular.

Como fazer para desfazer um contrato de aluguel?

Comunicar a outra parte, se o contrato ainda estiver no período de vigência por prazo determinado, pagar a multa contratual.

Como sei se um corretor de imóveis é mesmo um corretor?

Exija o numero do Creci, o corretor não pode negar em informar qual é o numero do creci ou até mesmo apresentar a carteira do Creci quando na visita do imóvel. Para consultar, se for no Estado de São Paulo, é só acessar o site do CRECISP, ir na aba cidadão e depois Buscar Corretores.

Quais os elementos essenciais para a realização do contrato de locação?

Primeiramente, qualificação do locador, locatário e se for garantia de locação por fiador, a qualificação do fiador. Após Objeto, prazo, aluguel, entrega do imóvel,. Conservação do imóvel, benfeitorias, garantias, seguro incêndio, disposições gerais, foro, data e assinatura de todos, inclusive 2 testemunhas.

Como faço para rescindir um contrato de aluguel antes do prazo?

Notifica a outra parte dentro do prazo estipulado no contrato e pagar a multa contratual.

Como faço para calcular multa rescisão contrato aluguel?

A multa é proporcional ao tempo que ainda falta para cumprir o contrato, por exemplo: Se a multa é 3x o valor do aluguel, pega-se o valor de três aluguéis, dívida pelo tempo total do contrato e multiplica pelo tempo que ainda resta para cumprir, terá assim o valor da multa.

Como reajustar o valor do aluguel?

O reajuste, via de regra, é anual e depende do indice estipulado em contrato. Deve verificar o acumulo desse indice até a data do reajuste e aplicar no aluguel. Existe sites que faz esses calculos.

Como faço para ingressar com ação de usucapião?

É necessário um advogado, poderá contratar um ou procurar a Defensoria Pública, se eles não fizerem, nomeiam um advogado pra você.

Como faço para transferir posse de imóvel usado?

Posse não é propriedade. A posse é transferida com a tradição, basta um contrato e entregar as chaves.

Inquilino se recusa a pagar o aluguel. O que posso fazer?

Nunca alugue um imóvel sem contrato. Procure um advogado, será necessário mover uma ação de reintegração de posse.

Envie uma mensagem para Thiago Viveiros

33845 thiago-viveiros