há 2 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Posso fazer um novo contrato com inquilinos se comprei a casa que estão?
Acabei de adquirir um imóvel que está alugado. O imóvel ainda não foi registrado em meu nome. Tenho duas perguntas: primeira) quando devo comunicar ao inquilino que sou a nova proprietária? Segunda) posso fazer um novo contrato de aluguel, colocando o valor que eu quiser ou sou obrigada a seguir o contrato dos antigos proprietários?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Posso fazer um novo contrato com inquilinos se comprei a casa que estão?
Acabei de adquirir um imóvel que está alugado. O imóvel ainda não foi registrado em meu nome. Tenho duas perguntas: primeira) quando devo comunicar ao inquilino que sou a nova proprietária? Segunda) posso fazer um novo contrato de aluguel, colocando o valor que eu quiser ou sou obrigada a seguir o contrato dos antigos proprietários?
Respostas (11)
Legalmente a titularidade de propriedade se dá com o registro da escritura na Matricula do Imóvel. Você pode negociar a continuação do contrato ou solicitar a rescisão, no caso de rescisão o inquilino tem um prazo legal de 90 dias para desocupar o imóvel.
há 4 anos
Neste caso os inquilinos foram informados da venda e declinaram da preferência para comprar o imóvel? caso positivo, você pode informar ser a nova proprietária após assinatura da escritura, e fazer o aditivo no contrato para receber os alugueis. Não pode alterar os valores antes de vencer os contratos de locação.
há 4 anos
Em primeiro lugar você deve Registrar à Escritura do Imóvel em seu nome!
Segundo lugar, após tudo Registrado você deve comunicar ao seu Inquilino sua aquisição do Imóvel !
O Contrato deve ser respeitado até ao Vencimento do mesmo!
Outra coisa, você não pode e não deve após o vencimento do Contrato colocar o valor que você quiser não!
Verifique 30 dias antes do vencto do Contrato o valor, inclusive você deve levar em conta, se são bons pagadores!
Inquilinos bons você não acha por aí aos montes!
Boa sorte!
Segundo lugar, após tudo Registrado você deve comunicar ao seu Inquilino sua aquisição do Imóvel !
O Contrato deve ser respeitado até ao Vencimento do mesmo!
Outra coisa, você não pode e não deve após o vencimento do Contrato colocar o valor que você quiser não!
Verifique 30 dias antes do vencto do Contrato o valor, inclusive você deve levar em conta, se são bons pagadores!
Inquilinos bons você não acha por aí aos montes!
Boa sorte!
há 4 anos
Você pode comunicar que é a nova proprietária a partir do momento em que o imóvel já estiver em sua posse. . . E sim, você pode fazer um novo contrato, entre em acordo com o inquilino quanto aos valores, mas é aconselhável manter o valor atual e aumentar nos períodos de reajustes conforme contrato atual.
há 4 anos
Se o contrato foi feito direto com o proprietário, vc deve entrar em contato com o inquilino e se apresentar e fazer um aditivo ao contrato mudando o nome dos proprietários. Com relação a valores de aluguel, deve entrar em acordo com o inquilino, caso vcs não entrem em acordo, pode pedir a desocupação do imóvel, porém terá que pagar multa contratual pelo tempo que faltar até o vencimento do contrato. O fato de mudar os proprietários do imóvel, mantendo o inquilino , não invalida o contrato do inquilino com o antigo proprietário.
há 4 anos
O inquilino tem prazo de 90 dias para desocupar o imóvel e esse prazo começa a partir de quando ele for cientificado da venda. Você não precisa esperar o registro para cientifica-lo. Quanto a novo contrato, com o valor que você quiser, por óbvio que o inquilino pode não aceitar o valor e apenas exercer o direito dele de continuar esses 90 dias pagando o que estava estipulado no contrato anterior.
há 4 anos
*Primeiro o inquilino tem prioridade na compra. *O contrato pode ser desfeito, sendo declarado por valor menor; o inquilino vai comprar por esse valor. *Caso não queira ou não possa comprar o imóvel pode ser feito um aditivo; ou um novo contrato. *Tendo que seguir o contrato e indenização para o inquilino.
há 3 anos
Pode fazer um novo contrato mais precisa entrar no acordo com o inquilino.
há 4 anos
Primeiramente, tem ciência que o imóvel foi ofertado ao inquilino conforme manda a legislação de locações, pois ele tem e preferencia na aquisição. A comunicação tem que ser imediata para evitar confusão e saber realmente quem tem direito a receber o aluguel mensal e a quem responde pelo imovel. Reajustar um aluguel nessas condições, talvez não seria muito interessante, a não ser se o valor da locação estiver muito defasada, mas precisará muito tato para tal. Boa sorte.
há 3 anos
1. Você tem noventa dias para denunciar o contrato (a contar do registro da venda) ou será presumido que o contrato segue, conforme artigo 8º § 2º.2. Se o inquilino concordar com o novo contrato nenhum problema. Do contrário ele sai em 90 dias e você loca seu imóvel nas condições que você quiser.
Compartilhe esta Pergunta