Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como calcular reajuste de aluguel comercial pelo igpm?

Minha mãe é dona de um imóvel e ela aluga há quase dois anos sem um contrato formal. A inquilina toda vez não quer assinar, parece ter medo de se comprometer. E minha mãe não quer dispensar ela pois é uma boa pagadora. Ela paga em dinheiro todos os meses

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Como calcular reajuste de aluguel comercial pelo igpm?

Minha mãe é dona de um imóvel e ela aluga há quase dois anos sem um contrato formal. A inquilina toda vez não quer assinar, parece ter medo de se comprometer. E minha mãe não quer dispensar ela pois é uma boa pagadora. Ela paga em dinheiro todos os meses.

Respostas (8)

há 5 anos

Sim ele pode perder o imóvel, porém isso leva tempo, melhor caso fazer um contrato de gaveta reconhecido em cartório. Cálculo do aluguel Índice da locação em São Paulo 7.93 multiplica pelo valor do aluguel, depois soma esse cálculo com o valor do aluguel e você terá o valor atualizado do seu aluguel por 12 meses.

há 5 anos

Não, ia mãe não vai sofrer usucapião. Mesmo sem contrato escrito o verbal é regido pela lei 8.245/91. o maior problema de não haver contrato escrito é a devolução do imóvel na desocupação pois a reforma de entrega não será feita, não vai existir obrigações que não podem ser provadas. o que recomendo é que tua mãe não deixe de dar recibo de pagamento do aluguel pois eles comprovam que há locação e evitam transtornos futuros. Eu não recomendo deixar sem contrato escrito e vistoria. Pode inclusive fazer um contrato com prazo indeterminado para ela poder sair sem pagar multa.

há 5 anos

Tudo bem! Mas isto não é motivo para não ter Contrato de Locação! O Contrato eu uma forma de Garantia de Ambas às Partes! Qto ao Reajuste, basta você observar qto foi o acumulado do IGPM ao término do Contrato e aplicar o Percentual sobre o Valor do Aluguel que vinha sendo Pago? Se ficar muito Alto, às partes devem entrar em Acordo!

há 4 anos

Em dinheiro, na mão da sua mãe, sem contrato? Caso essa inquilina resolva pedir usucapião desse imóvel como é que vocês pretendem comprovar que ela é inquina e portanto sem direito a usucapir o imóvel? Se ao menos ela depositasse o valor do aluguel mensalmente na conta da sua mãe seria prova. Mas por que será que ela não quer contrato e só paga em dinheiro? Aconselho sua mãe que formalize a locação ou dispense a inquilina tão logo seja possível.

×

Compartilhe esta Pergunta