<< Ver Todas as perguntas do Fórum
Pergunta
Postada na Categoria:
Postado - há 2 semanas
Respostas - 6
Acessos - 17

Como funciona o depósito caução?

Respostas (6)

Vanderson Ferri

- há 2 semanas
1216 Pontos

É feito geralmente o deposito de 3 x o valor do aluguel que será utilizado em caso de inadimplência ou devolvido ao fim do contrato

Wilson Roberto Moretti

- há 2 semanas
26 Pontos

A caução funciona da seguinte forma: o locador dá como garantia o valor de até três aluguéis para o locador. pode ser em cheque ou depósito bancario

Lima

- há 2 semanas
1217 Pontos

o locador dá como garantia do valor de até três aluguéis para o locador.

Maria ângela Camini

- há 2 semanas
432 Pontos

A lei do Inquilinato 8.245/91 em seu artigo 37 disciplina como será a garantia por caução. Temos a caução em dinheiro e que limita-se a cobrança pelo locador de o máximo de 03 alugueis e somente alugueis não podendo incluir condomínio, IPTU e taxas. O locador (proprietário) cobra do locatário(inquilino que irá residir) até 03 alugueis como garantia contratual. A lei determina o dever de o locador depositar em conta poupança este valor. Na prática a justiça aceita que isso não ocorra porém é obrigatória a devolução dos valores integrais com a correção da poupança em que deveria ter sido depositado. Algumas imobiliárias querem descontar imposto de renda ou taxas desta caução o que é ilegal por ser uma garantia contratual a ser devolvida se não houver problemas de inadimplência ao fim do contrato. A caução em imóvel é aquela que o próprio pretendente a locação oferece ao locador e deve ser este imóvel perfeitamente identificado no contrato de locação e este contrato feito em 03 vias, devendo ser levado para averbação na matricula do imóvel dado em garantia. Ao término do contrato deve ser solicitado o termo de quitação ao locador para extinguir a garantia na matricula. Os custos são do pretendente a locação. Caução em títulos não costuma ser utilizada.

Zafir Russo

- há 1 semana
1189 Pontos

O depósito caução exige um valor do inquilino já na assinatura do contrato. O futuro morador do imóvel precisa depositar em uma poupança geralmente o correspondente a três aluguéis. Esse dinheiro é uma segurança para o proprietário se acontecer problemas de pagamento, por exemplo.

Eduardo Costa

- há 5 dias
19 Pontos

Um tipo de garantia pago pelo locatário. Não ocorrendo anomalias este valor voltará ao locatário. Caso haja desacordos contratuais, poderá ser utilizado pelo locador.