🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

Depende muito, se a infiltração vem de fora sim é da construtora, se a infiltração vem do apto de cima e o apartamento não está mais em garantia a responsabilidade é do apartamento de cima.

há 9 meses

69
imóvel guide usuário

há 10 meses

Infiltração apartamento responsabilidade construtora?

Respostas (9)

há 9 meses

Depende muito, se a infiltração vem de fora sim é da construtora, se a infiltração vem do apto de cima e o apartamento não está mais em garantia a responsabilidade é do apartamento de cima.

há 10 meses

Se for um problema oriundo da construção (material empregado empregada,problemas estruturais etc) sim, é responsabilidade da construtora.

há 10 meses

SE ESTIVER NA GARANTIA E FOR CONSTATADO COMO VÍCIO DE CONSTRUÇÃO SIM

há 10 meses

SE ESTIVER NO PRAZO DE GARANTIA A RESPONSABILIDADE É DA CONSTRUTORA

há 10 meses

Entendendo a responsabilidade acerca da infiltração entre apartamentos Vazamentos costumam gerar confusão no condomínio porque é difícil precisar de quem é a responsabilidade. Para compreender o problema, é preciso entender a regra básica sobre a infiltração entre apartamentos: a responsabilidade depende da origem do vazamento (em caso de problema na rede de encanamento, vertical ou horizontal). A rede vertical, ou coluna principal, conduz água e esgoto entre os andares e a rua. Por isso, é de uso comum, sendo de responsabilidade do condomínio, inclusive, qualquer obra realizada nas unidades, em virtude de problemas nesta rede. A rede horizontal liga a coluna à unidade por meio de canos (recebe água da rede vertical e conduz esgoto para ela). Por ser de uso particular, a responsabilidade por reparos e danos nela ocorridos é do proprietário, inclusive se o dano for causado ao vizinho. Caso haja um vazamento no teto do banheiro, por exemplo, decorrente de problemas na rede horizontal, o morador de cima é o responsável pelo reparo. A situação pode ser mais complicada se for o caso de aluguel. O proprietário do imóvel será sempre o responsável pelos custos de reparo ao apartamento vizinho se a infiltração decorrer de desgaste natural da estrutura. Porém, se o locatário fizer alguma reforma e prejudicar o encanamento, a responsabilidade é atribuída a ele.

há 10 meses

Somente se o apartamento for novo e estiver no período de garantia.

há 10 meses

Vazamentos costumam gerar confusão no condomínio porque é difícil precisar de quem é a responsabilidade. Para compreender o problema, é preciso entender a regra básica sobre a infiltração entre apartamentos: a responsabilidade depende da origem do vazamento (em caso de problema na rede de encanamento, vertical ou horizontal). A rede vertical, ou coluna principal, conduz água e esgoto entre os andares e a rua. Por isso, é de uso comum, sendo de responsabilidade do condomínio, inclusive, qualquer obra realizada nas unidades, em virtude de problemas nesta rede. A rede horizontal liga a coluna à unidade por meio de canos (recebe água da rede vertical e conduz esgoto para ela). Por ser de uso particular, a responsabilidade por reparos e danos nela ocorridos é do proprietário, inclusive se o dano for causado ao vizinho. Caso haja um vazamento no teto do banheiro, por exemplo, decorrente de problemas na rede horizontal, o morador de cima é o responsável pelo reparo. A situação pode ser mais complicada se for o caso de aluguel. O proprietário do imóvel será sempre o responsável pelos custos de reparo ao apartamento vizinho se a infiltração decorrer de desgaste natural da estrutura. Porém, se o locatário fizer alguma reforma e prejudicar o encanamento, a responsabilidade é atribuída a ele. Saiba mais:

há 8 meses

De acordo com o Art. 618 do Código Civil, o prazo para pedir indenização pelos danos sofridos na Justiça é de cinco anos. Isso significa que, mesmo depois do imóvel pronto e da chave entregue ao comprador, a construtora tem o dever de arcar com os defeitos, desde que se prove que o problema não é decorrente do mau uso

há 7 meses

Se não foi provocado por terceiros e estiver dentro do prazo de garantia construtivo, sim a construtora responde.

Faça uma nova pergunta:

Perguntas Relacionadas

imóvel guide usuário

Qual o tempo de garantia de apartamento pela construtora?

Elson Maciel há 3 meses 6
imóvel guide usuário

Abyara é construtora?

Jp Silva há 1 ano 11
imóvel guide usuário

Como saber se uma construtora é confiável?

Jefferson Paes há 8 meses 10
imóvel guide usuário

A construtora analise crédito na hora da compra?

Rosangela Curi há 8 meses 11
imóvel guide usuário

Como descobrir a construtora que construiu um prédio?

Henrique há 8 meses 11
imóvel guide usuário

Assinei com a construtora posso cancelar?

Tereza Vianna há 6 meses 11
imóvel guide usuário

A construtora é quem faz a documentação do apartamento que comprei com ela?

Edson Souza há 1 ano 10
imóvel guide usuário

Se a construtora atrasar a entrega do apartamento ele paga multa?

Rogério há 1 ano 10
imóvel guide usuário

O que fazer se a construtora atrasar a obra?

João Menezes há 1 ano 10
imóvel guide usuário

Quando a construtora atrasa a entrega do imóvel?

Wesley há 1 ano 10