🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

Se for contrato de promessa de compra e venda que você possa levar a registro no cartório de imóveis e o loteamento for regularizado, é seguro e a forma de aquisição até que você quite o terreno e receba a minuta da escritura. Se for de particular, é risco se não tiver conhecimento de contratos. Utilize neste caso um profissional.

há 5 meses

64
imóvel guide usuário

há 9 meses

É seguro comprar um terreno com contrato de compra e venda?

Sem ter a escritura

Respostas (9)

há 5 meses

Se for contrato de promessa de compra e venda que você possa levar a registro no cartório de imóveis e o loteamento for regularizado, é seguro e a forma de aquisição até que você quite o terreno e receba a minuta da escritura. Se for de particular, é risco se não tiver conhecimento de contratos. Utilize neste caso um profissional.

há 9 meses

A primeira coisa a se fazer ao comprar um terreno é tirar uma CERTIDÃO DE ÔNUS REAIS para ter a certeza de que o bem que você está comprando é realmente da pessoa que está lhe vendendo, depois é realizar a busca das certidões negativas dos vendedores junto a prefeitura, fórum e cartório de interdição, tutela e curatela para ter a certeza que nada impede a venda do bem e depois proceder ao contrato. Nos casos de dívida de IPTU não há problema, desde que você negocie o abatimento da dívida junto ao atual proprietário e o bem não esteja em execução.

há 9 meses

É aconselhável tirar todas as certidões e necessárias, visto que não tem escritura em cartório. Verificar o espólio etc...

há 9 meses

É um equívoco pensar que a propriedade está segura com base apenas no contrato de compra e venda porque este documento particular não impede que o imóvel seja vendido duas ou três vezes e nem que seja penhorado por causa de uma dívida do vendedor, que continua a figurar como proprietário, para fins legais, no Cartório...

há 9 meses

Não é seguro, pois, se não emitir a escritura e registrá-la em um cartório de registro de imóveis, o mesmo não dará direito ao adquirente.

Faça uma nova pergunta:

Perguntas Relacionadas

imóvel guide usuário

Como fazer a escritura de um imóvel?

Vivian Carneiro há 5 meses 4
imóvel guide usuário

Como fazer para tirar a escritura de um imóvel?

Luiz Felipe há 1 ano 14
imóvel guide usuário

Como saber se o terreno tem escritura?

Jéssica Cury há 8 meses 11
imóvel guide usuário

Quem tem escritura é dono?

Jane Katia há 1 ano 13
imóvel guide usuário

A vaga de um apartamento possuí escritura separada?

Anderson há 1 ano 13
imóvel guide usuário

Custo escritura imóvel

Nair Tenório há 6 meses 12
imóvel guide usuário

Se eu não pagar o ITBI o cartório faz a escritura?

Jonas Leite há 8 meses 12
imóvel guide usuário

Não tenho escritura da minha casa, posso vender sem escritura?

Fernando há 1 ano 10
imóvel guide usuário

Qual diferença entre registro de imóveis e escritura?

Gabriel Brás há 6 meses 11
imóvel guide usuário

Comprar imóvel sem escritura

Felipe há 9 meses 11