portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

7

Sim Antoniel, no cartório você pode colocar no nome de quantas pessoas quiser, basta o dono assinar! Abraço! Pode sim, é só querer

há 3 anos

113

Abravanel

imóvel guide usuário

Cleide

Perguntador

há 3 anos

Escritura e registro de imóvel em nomes diferentes.

Estou negociando um imóvel que possuí a escritura em nome de uma pessoa e o registro em nome de outra, é seguro comprar um imóvel assim?

Respostas (7)

Corretor de imóveis

Abravanel

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 2.418

há 3 anos

Sim Antoniel, no cartório você pode colocar no nome de quantas pessoas quiser, basta o dono assinar! Abraço! Pode sim, é só querer.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 3 anos

Você não vai conseguir registrar essa escritura, tem que ter o nome de quem consta na matricula a não ser que junto com a escritura seja levado a registro ao mesmo tempo uma escritura de inventario e partilha ou estamos falando de uma cessão de direitos e mesmo assim precisa ter o nome de quem consta como proprietário na matricula como transmitente a quem esta te vendendo. Cuidado, verifique toda a documentação.

Corretor de imóveis

Cerigatto

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 20.402

há 3 anos

O proprietário do imóvel é o que esta no registro.

Corretor de imóveis

Vanderson Ferri

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata Troféu de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 8 - Especialista

Respostas: 10.102

há 3 anos

O Código Civil Brasileiro é muito claro ao dizer que só é dono a pessoa que registra a escritura do imóvel: Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. § 1o Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel. Cada imóvel tem uma Matrícula. Nós a comparamos com o nosso CPF. O número da Matrícula do imóvel é a identificação do imóvel. Pelo número da matrícula é que podemos verificar todos os eventos relacionados ao Imóvel em questão. Todas as compras, penhoras, tudo relacionado à existência do imóvel deve estar na Certidão do imóvel que é identificada pelo número da Matrícula do imóvel. Corre risco de perder o imóvel quem não adquire essa propriedade através de escritura pública e realiza o registro dela. São dois procedimentos essenciais para se tornar efetivamente e juridicamente dono. Claro que existe um custo (depende do valor venal do imóvel – verifique o IPTU ou o Contrato e entre em contato com o Cartório de Registro de Imóveis ) e não é barato. Quando se adquire um imóvel se paga o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – Municipal). O prazo para pagamento desse imposto, em média (depende da lei de cada município), é de 10 dias a contar da data do contrato (nos casos de financiamento de imóvel novo) ou Escritura. Mas há decisões contra esse prazo em várias cidades brasileiras Quando se adquire através de Inventário ou por Doação é o ITCMD – Imposto Trasmissão Causa Mortis e Doação; é Estadual e depende da lei estadual que estava em vigor na data do falecimento da pessoa que deixou bens.

Faça uma nova pergunta: