🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

Aí está a grande diferença entre estes dois institutos: a Escritura apenas formaliza a venda e cria um título hábil à transmissão da propriedade do imóvel; o Registro transfere definitivamente a titularidade do imóvel ao comprador e com ela, todas as obrigações acessórias (pagamento de condomínio, IPTU etc.).

há 9 meses

35
imóvel guide usuário

há 9 meses

Registro de posse e registro de imóvel são a mesma coisa?

Respostas (9)

há 9 meses

Aí está a grande diferença entre estes dois institutos: a Escritura apenas formaliza a venda e cria um título hábil à transmissão da propriedade do imóvel; o Registro transfere definitivamente a titularidade do imóvel ao comprador e com ela, todas as obrigações acessórias (pagamento de condomínio, IPTU etc.).

há 9 meses

O Registro do imóvel gera segurança nas negociações imobiliárias, no caso por exemplo de aquisição do imóvel por terceiro. A propriedade e a posse não podem ser confundidas, uma vez que são conceitos bem distintos.

há 9 meses

O Registro do imóvel gera publicidade e segurança nas negociações imobiliárias, no caso por exemplo de aquisição do imóvel por terceiro de boa-fé. A propriedade e a posse não podem ser confundidas, uma vez que são conceitos bem distintos. ... Assim, a posse será do locatário (quem alugou) e não do proprietário (locador).

há 9 meses

Não. O cartório de registro de imóveis registra todos os atos praticados com o imóvel na matricula imobiliária deste mas para isso a legislação exige que este registro seja solicitado através da apresentação de um documento oficial como escritura publica de compra e venda, escritura particular de compra financiada com garantia, contrato de doação de imóvel de valor até 30 salários mínimos etc. A escritura de posse é em geral um documento que não pode ser levado a registro no cartório de imóveis quando proveniente de imóveis invadidos, abandonados ou de herança sem inventario e outros deste tipo. Nessa situação quando leva-se a registro no cartório de títulos e documentos. Algumas situações de escritura de posse de imóveis de baixa renda construído por prefeituras podem ser registrados na matricula arquivada no cartório de imóveis.

há 9 meses

Não. Ter a posse tão somente não é valido como garantia, já o registro sim, forma legal.

Faça uma nova pergunta:

Perguntas Relacionadas

imóvel guide usuário

Quem escolhe qual cartório vai ser registrado o imóvel?

Manoel há 1 ano 13
imóvel guide usuário

Quanto tempo o cartório demora para fazer o registro de um imóvel?

Paulo Roberto Chagas há 1 ano 12
imóvel guide usuário

Consigo consultar o registro de um imóvel pelo nome do proprietário?

Joice Martins há 11 meses 12
imóvel guide usuário

Quando compro um terreno preciso registrar a planta baixa?

Sérgio Meira Veiga há 8 meses 11
imóvel guide usuário

Posso registrar o imóvel em qualquer cartório?

Alessandra Bastos há 8 meses 12
imóvel guide usuário

Registro de imóveis como consultar?

Arlindo P. há 6 meses 12
imóvel guide usuário

Quanto custa para fazer o registro de um imóvel?

Regiane há 1 ano 10
imóvel guide usuário

Como descobrir o cartório de registro do meu imovel?

Moisés há 1 ano 11
imóvel guide usuário

Posso comprar um imóvel que não tem registro?

érica Dias há 8 meses 11
imóvel guide usuário

Qual documento do meu imóvel eu preciso ter em casa?

Gleice Santana há 1 ano 10