Ellis Andrade
273 Respostas
Agradecimentos: 764 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 43 (16%)
Participante desde: 07/2023
Ellis Andrade é Corretora com formação em Sim. história e Pós graduação em história, está entre os TOP 400 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Jurídico Imobiliário. Financiamento. Imóveis. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 273 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2006 atuando principalmente nos bairros Zona Norte e Zona Sul, e já trabalhou em empresas como: Construtora Gabriel Bacelar, Opção Imóveis Pe e Imobiliária Eduardo Feitosa.
Posso vender imóvel com divida de IPTU (comprador de acordo)?
Você pode abater o valor do IPTU, e ele paga. Mas para legalizar a documentação do imóvel. Escriturar, averbar em nome dele, a dívida precisa está paga.
Como cancelar compra de apartamento na planta?
A compra de um imóvel na planta precisa ser muito bem planejada e segura, pois em caso de desistência, o custo para distrato é muito alto, podendo chegar a 50% do valor pago.
Idoso pode vender seu imóvel?
Sim. As pessoas idosas podem dispor da forma que quiserem dos seus bens.
Comissão imobiliária quem paga?
A comissão imobiliária deve ser paga pelo proprietário.
No meu caso posso entrar no programa minha casa, minha vida?
Não pode, pois a renda considerada para financiamento é a bruta.
quantos dias levar para a escritura ficar pronta ?
O custo fica em média 5% do valor do imóvel (podendo variar. Geralmente para menos). O tempo para escritura ficar pronta, depende muito da demanda do cartório. Aqui (Recife) geralmente com 3 dias após pagamento de ITBI o cartório já disponibiliza. Mais cerca de 10 dias para registro.
O que fazer para conseguir usufruto de imóvel usado?
Precisa ser juntado o maior número de documentos que comprovem que você morou no imóvel durante vários anos, como: conta de luz em seu nome, de água, e demais correspondências que comprovem seu endereço.
Posso comprar um imóvel financiado?
Se estiver com o nome limpo e renda mínima para arcar com as parcelas mensais, pode sim.
O que pode impedir um financiamento de imóvel pela caixa?
A causa mais comum, é o nome comprometido com dívidas que não foram pagas.
Tem como cancelar a compra de um apartamento?
Sim, mas precisa analisar as cláusulas contratuais.
Meu cônjuge já tem imóvel posso financiar um no meu nome?
Sim, desde que a renda familiar comporte a parcela. Lembrando que, o comprometimento de renda familiar não pode ser maior que 30% com os imóveis.
Como é feita uma escritura pública?
A escritura pública de um imóvel deve ser feita no cartório de notas e depois registrada no cartório RGI (Registro Geral de Imóveis).
Como sei se imóvel novo tem escritura?
Para saber se um imóvel está legalizado, pode-se pedir a certidão de inteiro teor. Não basta ele ter escritura, essa escritura precisa estar averbada, e essa certidão lhe dará o raio-x do imóvel.
Qual valor registro de imóvel?
O custo para legalizar um imóvel, fica em torno de 5% do valor do imóvel (podendo ter uma variação, geralmente para menos, pois, caso não tenha imóvel na cidade de onde esteja comprando, há desconto no ITBI) Já nos casos onde o imóvel foi construído em terreno da união ou de irmandade, há um custo adicional, que pode chegar a mais 5%).
Quem já tem uma casa financiada pode comprar outra?
Sim, desde que as parcelas mensais não ultrapassem 30% da renda familiar.
Posso trocar de banco o financiamento do meu imóvel?
Sim, essa portabilidade pode ser feita.
Qual o valor médio para financiar imóvel na planta?
Durante o período de obra, a única correção é de INCC, que esse ano (janeiro a junho) tem acúmulo de apenas 2, 27%. Caso vá fazer uso de financiamento bancário, só após o recebimento do imóvel que inicia-se o pagamentos. Mas, atenção, pois o saldo a ser financiado também sofre correção.
É possível regularizar um imóvel com escritura de posse?
A partir da posse, o imóvel pode ser regularizado através do usucapião. Deve-se juntar documentos que você viveu no imóvel ao longo dos anos, ou seja, contas de água, luz, documentos que tenham chegado pelos correios com seu nome nesse endereço, e apresentar para que seja solicitada a propriedade.
Qual é o banco mais fácil de aprovar um financiamento imobiliário?
Todos os bancos praticamente seguem os mesmos trâmites para financiamento.
Um filho pode comprar um imóvel do pai?
Sim. Faz-se o mesmo processo que faria a qualquer pessoa.
Envie uma mensagem para ELLIS ANDRADE