Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso exigir que meu inquilino pague o valor em dinheiro?

Posso exigir que meu inquilino pague o aluguel em dinheiro? Se for PIX isso prejudica meu Imposto de renda?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Posso exigir que meu inquilino pague o valor em dinheiro?

Posso exigir que meu inquilino pague o aluguel em dinheiro? Se for PIX isso prejudica meu Imposto de renda?

Respostas (9)

há 4 anos

Não, por lei você é obrigado a receber os alugueis por outros meios de pagamento exceto cartão de crédito, se houver taxas poderá cobrar do inquilino as referidas taxas. Vale lembrar que por lei você é obrigado a declarar todos os seu rendimentos inclusive alugueis no Imposto de Renda anual.

há 4 anos

No contrato você pode acordar, mas convenhamos que hoje em dia pagar em dinheiro é risco. Podes sim acordar pagar com PIX se teu locatário tem PIX e em nada prejudica o imposto de renda porém recomendo por conta das obrigações na lei 8.245/91 que você mensalmente forneça recibo escrito do pagamento feito por PIX constando o numero do recibo e que atente ao fato de que os locatários que são assalariados não recebem nos finais de semana e domingo e assim não cabe multa e juros nestes dias se o pagamento não for feito porque o inquilino recebe no dia seguinte.

há 4 anos

Depende do Aluguel. Do art.42 e da locação para temporada,o locador não poderá exigir o pagamento antecipado do aluguel. Ve-se que nas locações para temporada é possivel exigir alugués antecipados, no caso, poderá o locador exigir o pagamento de todos os aluguéis referente aquele contrato, conforme disposto no art.

há 3 anos

Sim, pode exigir pagamento em dinheiro. E sua intenção de fraudar o fisco não se sustenta porque quando o inquilino for fazer a declaração de renda dele ele deve informar que pagou aluguel a você. No cruzamento das informações você está na malha fina.

Compartilhe esta Pergunta