Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Devo pagar aluguel de um mês que não vou usar?

Aluguei um casa no ano passado, não teve contrato nem depósito. Estou avisando que irei sair do imóvel, estou avisando com 15 dias de antecedência, a proprietária está me cobrando multa a um mês de alguém pois a mesma diz que eu teria que avisar com 30 dias de antecedência. Mas no caso eu não assinei contrato nenhum, e o acordo foi, a hora que eu quisesse sair podia sair assim como a hora que ela quisesse pegar o imóvel poderia pegar. Eu devo pagar a multa? Ela está certa? Lembrando que não teve contrato nenhuma, caução, nem depósito, pagamos pelo mês que usamos e estou toda em dia. No caso ela quer que pague por um mês que nem irei usar.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Devo pagar aluguel de um mês que não vou usar?

Aluguei um casa no ano passado, não teve contrato nem depósito. Estou avisando que irei sair do imóvel, estou avisando com 15 dias de antecedência, a proprietária está me cobrando multa a um mês de alguém pois a mesma diz que eu teria que avisar com 30 dias de antecedência. Mas no caso eu não assinei contrato nenhum, e o acordo foi, a hora que eu quisesse sair podia sair assim como a hora que ela quisesse pegar o imóvel poderia pegar. Eu devo pagar a multa? Ela está certa? Lembrando que não teve contrato nenhuma, caução, nem depósito, pagamos pelo mês que usamos e estou toda em dia. No caso ela quer que pague por um mês que nem irei usar.

Respostas (8)

há 5 anos

Você tem contrato verbal determinado pela lei 8.245/91 artigo 47 que te obriga a avisar com 30 dias de antecedência que irá desocupar. A ausência do aviso permite a locadora te cobrar um aluguel a mais. A locadora esta correta na cobrança agindo legalmente. Quanto a ela te pedir o imóvel a hora que quiser também não é possivel pois na locação verbal a locadora só pode te pedir o imóvel quando quiser em caso de inadimplência ou infração sua, ou para uso próprio se não tiver outro bem para morar, do contrario ficará presa ao contrato por 05 anos quando aí sim poderá pedir a devolução. Acordos só são válidos quando estão escritos. O contrato é verbal e tem valor porque a lei determina que assim seja.

há 5 anos

Olha se não tem contrato, não tem multa, agora assim como quando vc entrou, vcs duas conversaram e se acertaram quando a saída do imóvel, da mesma maneira vcs devem sentar e conversar para acertarem agora, lembrando que se não tiver contrato, não tem multa.

há 4 anos

Se foi apenas um acordo de boca, no meu ver você não precisa pagar por esse mês. Mas lembre-se para as demais locações, procure fazer contrato de locação em que todos estejam cientes das suas obrigações.

há 3 anos

Contratos verbais são válidos. Como você ou ela pretendem provar na justiça o que cada uma alega? A praxe de mercado é aviso prévio de 30 dias. E você deu o aviso só com 15 dias de antecedência se eu entendi direito a situação.

Compartilhe esta Pergunta